CONSIDERAÇÕES SOBRE A RECONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL E A INCIDÊNCIA DOS PRINCÍPIOS SOCIALIZADORES NA ESFERA CONTRATUAL
Palavras-chave:
Contratos, Princípios, Função social.Resumo
A presente pesquisa visa refletir sobre o processo de reconstitucionalização do direito privado, que veio a modificar sua hermenêutica e inserir novos institutos, em especial, na seara dos negócios jurídicos bilaterais. Analisa-se que o Estado brasileiro sofreu diversas alterações influenciadas por relevantes fatos históricos nacionais e internacionais. Essas mutações, por consequência, afetaram o ordenamento jurídico pátrio, que, paulatinamente, retirou o direito civil do centro do sistema. Por sua vez, com alto teor garantista, a Constituição Federal de 1988 tornou-se a mola mestra do ordenamento. Sendo assim, verifica-se que houve modificação na interpretação contratos, pois estes passaram a ser afetados pelos princípios socializadores advindos da reconstitucionalização do direito civil. Entretanto, salientes são as discrepâncias existentes entre o foco civilista pautado em um Estado Liberal (patrimonial) e o constitucionalista (humanista), embasado no então Estado Social. Desse modo, através de um estudo doutrinário, jurisprudencial, de legislações infraconstitucionais e normatizações esparsas, pretende-se demonstrar como é possível dirimir essa dicotomia. Nesse vértice, observa-se que as relações jurídicas contratuais não podem pautar-se exclusivamente em princípios clássicos, tais como, a autonomia da vontade e a força obrigatória, mas que, por outro lado, também esses não podem ser anulados pelos princípios socializadores da função social e boa-fé objetiva. Assim, enseja-se o entendimento de que estes não excluem os primeiros, mas apenas os mitigam em certas circunstâncias, a fim de propiciar a devida segurança jurídica para a sociedade.Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
FREITAS, T. K. C. D.; SHIMANOE, C. R.; FLAREÇO, L. D. O. CONSIDERAÇÕES SOBRE A RECONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL E A INCIDÊNCIA DOS PRINCÍPIOS SOCIALIZADORES NA ESFERA CONTRATUAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 151–178, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15615. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.