JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E QUESTÕES DE GÊNERO: PROCESSOS DE VIOLÊNCIA E A NEGAÇÃO DA CONDIÇÃO FEMININA NO BRASIL
Palavras-chave:
Ditadura, Violência, Tortura, Gênero.Resumo
O presente trabalho discute sobre os processos de violência direcionados a mulheres durante o estado de exceção vivenciado no Brasil entre 1964 e 1985. Trata-se de um estudo de caráter
bibliográfico/exploratório, descritivo em seus fins. Os resultados alcançados evidenciam que
os processos de violência contra a mulher durante a civil-militarismo são marcados pelo
patriarcalismo. Assim como, que a (re)construção da democracia brasileira subalterniza o protagonismo feminino, tendo marcadores de gênero como obstáculos ao reconhecimento da luta feminina. Conclui-se que a justiça de transição necessita articular dimensões implícitas a esse cenário, como forma de desvelar elementos de gênero pouco considerados pelos eixos da memória, da verdade e da justiça em se tratando da mulher brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.