ADOÇÃO DA IFRS 15 – REVENUE FROM CONTRACTS WITH CUSTOMERS EM EMPRESAS BRASILEIRAS: PRINCIPAIS OBSTÁCULOS
Palavras-chave:
reconhecimento de receita, convergência, IFRS.Resumo
No Brasil, o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade
culminou na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), órgão este
que é responsável por emitir pronunciamentos técnicos de contabilidade com a finalidade de
convergir às International Financial Reporting Standards (IFRS). Durante esse processo, os
profissionais de contabilidade precisam adaptar-se a uma série de novos requisitos apresentados pelos órgãos internacionais. Diante disso, o presente artigo apresenta as principais mudanças propostas pela IFRS 15 – Revenue from Contracts with Customers, publicada em maio de 2014, que trata acerca do reconhecimento de receita, e tem como objetivo identificar os principais obstáculos que poderão ser enfrentados pelos preparadores das demonstrações financeiras no momento da adoção da referida norma, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2018. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada uma abordagem
qualitativa, através do estudo acerca do reconhecimento de receita. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com preparadores das demonstrações financeiras, através das
quais identificamos as dificuldades de implantação de cada passo do novo método de
reconhecimento de receita. Conclui-se através desse estudo que, para a nova norma ser
implantada, as empresas terão de passar por um processo de mudanças em seus controles
internos, processos contábeis, sistemas de informação, cláusulas contratuais, bem como
apresentar informações mais detalhas em suas demonstrações financeiras, uma vez que a
norma requer divulgações mais extensivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.