POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS): AVANÇOS AMBIENTAIS E VIÉS SOCIAL NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE
Palavras-chave:
PNRS, catadores, prefeituras, resíduos sólidos.Resumo
A presente pesquisa teve a finalidade de investigar quatro municípios da Zona da Mata mineira quanto à adequação a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). São eles: Barroso, Carandaí, Dores de Campo e São João Del Rei. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores municipais. Foram abordados os seguintes aspectos: meios de alcançar a o gerenciamento adequado dos resíduos, situação das associações de catadores, elaboração de planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, participação em consórcios intermunicipais, existência de mecanismos de programas de Educação Ambiental. A pesquisa revelou que os municípios de pequeno porte tem encontrado
maiores dificuldades para adequarem-se à lei, em razão, principalmente, da falta de recursos
financeiros e de profissionais preparados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.