REPENSANDO A JUSTIÇA RETRIBUTIVA E SUA SUPERPOPULAÇÃO CARCERÁRIA: A SAÍDA ESTÁ NA JUSTIÇA RESTAURATIVA?
Supporting Agencies
Keywords:
Justiça retributiva, Justiça restaurativa, Superpopulação carcerária.Abstract
O presente artigo tem como objetivo fazer uma breve análise acerca do atual modelo de justiça, a chamada Justiça Retributiva, e de sua principal consequência: a superlotação penitenciária. Como opção ao modelo atual, vem se desenvolvendo métodos alternativos à jurisdição, como mediação, arbitragem, entre outros. Um desses modelos é o da Justiça Restaurativa. Com efeito, serão explanados conceitos basilares sobre o assunto, bem como comparados os dois paradigmas de justiça. Outrossim, as práticas restaurativas propõem em algumas situações específicas, como no caso de crimes de menor potencial ofensivo e dos apreciados pela justiça infanto-juvenil, uma reparação ao dano causado, mediante comum acordo entre as partes, a fim de solucionar as relações conflituosas com reflexão e diálogo, o que será demonstrado no decorrer do trabalho. Utilizou-se o método dedutivo, através da observação de material sobre o assunto. O presente artigo não pretende esgotar a questão, mas provocar o leitor à reflexão sobre o tema.Downloads
Published
09-05-2018
How to Cite
BERTOLLA, L. M. de A.; LUSA, E. REPENSANDO A JUSTIÇA RETRIBUTIVA E SUA SUPERPOPULAÇÃO CARCERÁRIA: A SAÍDA ESTÁ NA JUSTIÇA RESTAURATIVA?. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 133–143, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19484. Acesso em: 16 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.