Incidência da síndrome de burnout: um estudo comparativo entre profissionais e acadêmicos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.19524Resumo
A Síndrome de Burnout, que surge em decorrência da exposição constante a situações de estresse. Essa Síndrome se caracteriza por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal. Entre os profissionais vulneráveis a desenvolvê-la estão os da área da saúde, que, em sua atuação, se defrontam com inúmeros estímulos estressores que influenciam seu bem-estar. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho, verificar a incidência da síndrome em profissionais de medicina e enfermagem atuantes em hospitais, bem como em acadêmicos das referidas áreas, de forma a verificar a incidência da Síndrome de Burnout nesses grupos e, assim, realizar um estudo comparativo entre os mesmos. Para tanto, utilizou-se o Inventário Maslasch de Burnout, o qual mede as três dimensões da síndrome. A partir da análise dos dados, foi quantificada a média dos escores de cada grupo de participantes, sem que nenhum deles apresentasse a síndrome. No entanto, constatou-se que os acadêmicos de medicina apresentaram a maior média em relação aos escores obtidos no Inventário, seguidos dos acadêmicos de enfermagem, médicos e a equipe de enfermagem com a menor média.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.