ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CAFÉ ORGÂNICO NO BRASIL ATRAVÉS DA TEORIA DA ECOLOGIA POPULACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.20515Palavras-chave:
café, orgânico, ecologia, seleção, qualidade.Resumo
A produção de café orgânico destaca-se como uma importante forma de diferenciação do produto no mercado, pois esse sistema produtivo busca harmonizar o uso dos recursos naturais, como também a consciência em oferecer ao mercado consumidor um produto livre de contaminações por resíduos químicos, provenientes principalmente, do uso de agroquímicos e fertilizantes industriais. A teoria da ecologia populacional é uma abordagem relacionada ao estudo das organizações e que postula que as organizações atuam como sendo seres biológicos, pelo qual, o ambiente institucional promove a seleção das organizações. Esse estudo buscou identificar como a produção de café orgânico no Brasil pode ser analisada através da ótica da teoria da ecologia populacional. Os resultados demonstraram que existem produtores que conseguem sucesso financeiros com a produção de café orgânico e outros que sairão da atividade, com resultados financeiros ruins. Os bons resultados de alguns produtores são provenientes da utilização de diferenciação do produto, seja pela qualidade do produto ou pela característica de produção orgânica, que aufere melhores preços de venda do produto final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.