GESTÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL NA INTERNET: ESTUDO COM FOCO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila Amorim de Jesus Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Marketing, Internet, Gestão da Imagem, Universidade.

Resumo


Alguns motivos têm despertado o interesse dos administradores das Instituições de Ensino Superior (IES) em aplicar ferramentas e técnicas de marketing na gestão das suas instituições, principalmente aquelas ligadas ao relacionamento através da comunicação, porém a estrutura ampla e burocrática das IES tornam as mudanças lentas. Por isso, flexibilizar e conhecer o público são medidas importantes para inovar nas práticas de gestão. Utilizando a comunicação como meio de gerir a imagem organizacional, as universidades podem, através das plataformas e ferramentas da internet, diagnosticar sua imagem, interagir com o público, conhecer seus hábitos e costumes e influenciar a formação da imagem organizacional. Assim, mediante a metodologia escolhida serão analisadas as ferramentas e técnicas de marketing aplicadas pelas universidades federais do município do Rio de Janeiro para realizar a gestão da sua imagem organizacional na internet. Ao final são apresentados os diagnósticos daslataformas/ferramentas da internet usadas pelas universidades frente às ferramentas e técnicas de marketing. Fica nítido que uma das universidades utiliza o marketing de maneira mais vantajosa para gerir sua imagem organizacional, porém as duas universidades estudadas necessitam aprimorar suas práticas de gestão e aplicar uma visão estratégica para influenciar positivamente a imagem organizacional.

Biografia do Autor

Marina Dias de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Priscila Amorim de Jesus, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduada em Administração Pública na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

FARIA, M. D. de; JESUS, P. A. de. GESTÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL NA INTERNET: ESTUDO COM FOCO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 121–145, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21154. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)