EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA VISÃO DA PREPARAÇÃO DOS ADOLESCENTES PARA O CONSUMO CONSCIENTE

Autores

  • Raquel Daiane Esser Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Marechal Cândido Rondon
  • Liliane Dalbello Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Marechal Cândido Rondon
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação financeira, adolescentes, planejamento financeiro

Resumo

O presente trabalho tem como questão motivadora verificar se os adolescentes estão recebendo informações e preparação sobre educação financeira para ter uma vida financeira sustentável? Como objetivo geral o foco foi em analisar se os adolescentes de Marechal Cândido Rondon recebem conhecimentos que contribuirão para que se tornem adultos preparados para o processo de tomada de decisões de consumo consciente. A metodologia aplicada foi de cunho exploratório e descritivo, como procedimento survey respaldado pela pesquisa bibliográfica e abordagem quantitativa dos dados. O referencial teórico foi realizado com base nos conceitos de administração financeira, planejamento financeiro e a responsabilidade de ensinar o tema às adolescentes. Foram utilizados questionários aplicados a 335 alunos do nono ano e 8 questionários para as instituições de ensino do perímetro urbano. Concluiu-se que os alunos já possuem uma iniciação acerca do tema trabalhado, mas que existem dúvidas e curiosidade para aprender mais sobre educação financeira, o que deve motivar as escolas a trabalharem arduamente, seguindo os preceitos da Organização das Nações Unidas – (ONU).

Biografia do Autor

Raquel Daiane Esser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Marechal Cândido Rondon

Pós-graduanda do curso Gestão Financeira e Estratégica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Marechal Cândido Rondon.

Liliane Dalbello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Marechal Cândido Rondon

Professora de graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação da Unioeste, Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

ESSER, R. D.; DALBELLO, L. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA VISÃO DA PREPARAÇÃO DOS ADOLESCENTES PARA O CONSUMO CONSCIENTE. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 221–239, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21160. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)