A TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA PARA AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS DE PRODUZIR OU TERCEIRIZAR DIANTE DA LEI N. 13.429 DE 31 DE MARÇO DE 2017

Autores

  • Graziela Lodi UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Agências de fomento

Palavras-chave:

Custos de Transação, Terceirização, Eficiência.

Resumo

A teoria econômica está em constante evolução, visto que as firmas objetivam estabelecer maneiras de aumentar a eficiência e, consequentemente, minimizar custos em suas operações. Nesse diapasão, a teoria dos Custos de Transação, cujo pensamento inicial surgiu com Ronald Coase em sua obra “The nature of the firm” e, posteriormente, se desenvolveu com Williamson, parte do pressuposto de que os custos que uma firma possui não se restringem aos custos de produção, existindo também custos de transação, envolvendo custos tanto ex ante quanto ex post ao processo produtivo. Custos esses que devem ser levados em consideração para uma adequada decisão acerca da viabilidade da produção de determinado bem/serviço. Este artigo apresenta os pontos relevantes acerca da Teoria dos Custos de Transação, bem como a sua importância para a definição da estratégia organizacional de quais produtos deverão ser fabricados internamente pela firma e quais devem ter sua produção terceirizada diante da descaracterização da ilicitude da terceirização da atividade-fim.

Biografia do Autor

Graziela Lodi, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Economia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

LODI, G. A TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA PARA AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS DE PRODUZIR OU TERCEIRIZAR DIANTE DA LEI N. 13.429 DE 31 DE MARÇO DE 2017. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 240–259, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21161. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)