BENEFÍCIOS SOCIAIS: Preferência dos vendedores do setor da construção civil na cidade de Bento Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.22066Palavras-chave:
Empresas, Benefícios, RemuneraçãoResumo
Diante de um mercado extremamente competitivo em que as organizações são induzidas a adotarem medidas para perdurarem, é preciso buscar formas de atrair e reter os colaboradores. Sendo assim, as empresas direcionam-se a buscar adequações a fim de manterem-se competitivas. O presente estudo centra-se no objetivo de identificar os benefícios de preferência de um vendedor no momento da contratação ou para a permanência em um emprego. Para isso, abordou-se os temas folha de pagamento, remuneração e benefícios no referencial teórico. A metodologia conceitua-se como de natureza aplicada e classifica-se quanto à abordagem da pesquisa como quantitativa e descritiva. Para tal fim foi aplicado um questionário com perguntas objetivas, em lojas do setor da construção civil. A pesquisa revelou que os vendedores na sua maioria não recebem nenhum benefício. Além disso, identificou-se que plano de saúde e alimentação são os incentivos de maior preferência dos entrevistados.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para curso de pós-graduação: Noções Práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ASSIS, Marcelino Tadeu de. Gestão de Programas de Remuneração: conceitos, aplicações e reflexões: visão generalista dos programas de remuneração. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.
ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
BERGAMINI. Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
BOHLANDER, George. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 2003.
BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de Treinamento e Desenvolvimento - Gestão e Estratégias. 1. ed. Pearson, 2002.
CHIAVENATO, Idalberto: Introdução a Teoria Geral da Administração. 6. ed. São Paulo: Campus, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
COOPERS & LYBRAND, Equipe. Rev. Thomaz Wood Júnior, Vicente Picarelli Filho. Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1996.
DUTRA, Joel S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GHENO, R.; BERLITZ J., Remuneração estratégica e pacote de benefícios: um estudo de caso aplicado ao nível operacional de uma multinacional. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed, São Paulo: Atlas, 2010. XVI, 184 p. ISBN 9788522458233.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAIR JUNIOR, J. F.; BABIN, B; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P.: Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
LUZ, Ricardo: Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos. 11. ed, Atlas, 2003.
MARRAS, Jean Pierre: Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MEDEIROS, José Rafael de. O amor renovando o trabalho. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho
científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, Osni. Moura. Contabilidade Comercial Fácil. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.