Estresse ocupacional no ensino superior: estudo com professores de uma universidade federal localizada no interior de Minas Gerais
Occupational stress in higher education: study with teachers of a federal university located in the interior of Minas Gerais
Palavras-chave:
Estresse Ocupacional, Docência, Universidade.Resumo
Neste artigo, avaliou-se o nível de estresse no trabalho docente. O objetivo foi descrever e analisar os níveis de estresse ocupacional em professores de uma universidade federal localizada no interior de Minas Gerais. Dos 1.324 professores da instituição, 153 totalizaram a amostra. Conduziu-se um estudo de caso quantitativo, com característica descritivo-explicativa, utilizando-se questionário para a coleta de dados. O instrumento foi configurado por escalas de frequência do tipo Likert, conforme modelo de estresse ocupacional de Cooper, Sloan e Williams (1988). Os resultados evidenciaram fatores de pressão ou estresse, leves a moderados para a maioria dos indicadores avaliados. Todos os fatores de pressão ocupacional foram moderados, destacando-se as variáveis associadas à estrutura e clima organizacional e ao relacionamento interpessoal, com as médias 2,77 e 2,49, respectivamente, sendo as mais altas apuradas. O teste de Friedman confirmou que estrutura e clima organizacional e relacionamento interpessoal são fatores de pressão, quando associados e comparados entre si. Pelo teste de Friedman, observou-se maior impacto dos sintomas mentais comparados aos físicos. Diferenças significativas foram observadas entre o desenvolvimento na carreira e a estrutura e clima organizacional com a faixa etária e horas semanais de trabalho na instituição pesquisada. Para a associação entre pressão no trabalho e sintomas físicos e mentais, houve relação linear e positiva de média a alta intensidade entre todas as dimensões.
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