Direito, ciência e educação: uma observação sistêmica da (re)produção do conhecimento

Law, science and education: a systemic observation of (re)production of knowledge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v1i2.22713
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sistema jurídico, Ciência e Educação, (Re)produção do conhecimento.

Resumo

Este artigo apresenta uma observação sobre a correlação entre a produção acadêmico-científica Stricto Sensu em Direito e em Educação (Ensino Jurídico) e os Cursos de Graduação em Direito de Santa Catarina e suas possíveis influências no Sistema do Direito. A partir da teoria sistêmica de Niklas Luhmann e releituras contemporâneas e da análise textual discursiva das produções acadêmico-científicas, perfis profissiográficos, objetivos e das matrizes curriculares dos Cursos de Direito de Santa Catarina evidenciou-se que as comunicações científicas sobre o Ensino Jurídico e sobre o Direito são pouco observadas pelo Sistema da Educação. Além disso, o que se produz cientificamente sobre o Direito, embora com variação temática e superando a observação dogmática, mostra-se insuficiente para provocar uma irritação no sistema do Direito, porquanto esta se mantém reproduzindo no sistema jurídico. Conclui que os três Sistemas compõem uma complexa relação de autorreprodução dificultando a superação do status quo acadêmico e jurídico.

Biografia do Autor

Giselle Marie Krepsky, Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutora em Direito Público, emaill: gkrepsky@furb.br

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Mestre em Educação (Ensino Jurídico) com enfoque na Formação do Professor Pesquisador. Especialista em Direito Administrativo. Professora Tempo Integral da FURB. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FURB. Pesquisa as seguintes temáticas: Produção do Conhecimento Jurídico e relações entre Direito e Ciência; Tecnociência e decisão judicial; Proteção Constitucional Intergeracional; Ensino Jurídico e Transformação Social; Acesso à Justiça e Solução de Conflitos. Membro do grupo de pesquisa: Direitos Fundamentais, Cidadania e Justiça da FURB (CNPq) atuando nas linhas: Bioética, Cidadania e Produção do Conhecimento; Sustentabilidade Socioambiental, Ecocomplexidade, Políticas Sanitárias e Ambientais; Acesso à Justiça, Gestão de Conflitos e Organizações e do Grupo FURB (CNPq): Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas, linha: Teoria do Processo, Resolução de Conflitos e Organizações.

Ana Paula Pianezer Tank, Universidade Regional de Blumenau (FURB) e bacharela em Direito, email: anapaulapianezer@hotmail.com

Pesquisadora de Iniciação Científica.  Faz parte do Grupo de Pesquisas CNPq: Direitos Fundamentais, Cidadania e Justiça da FURB (CNPq); Graduanda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil, bolsista PIBIC/FURB. E-mail: anapaulapianezer@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

KREPSKY, G. M. .; TANK, A. P. P. Direito, ciência e educação: uma observação sistêmica da (re)produção do conhecimento: Law, science and education: a systemic observation of (re)production of knowledge. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 38, p. 78–93, 2021. DOI: 10.48075/csar.v1i2.22713. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/22713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)