ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE UM DOS PRODUTOS DO COOPERATIVISMO: AS SOCIEDADES COOPERATIVAS E SEUS CONTORNOS ATUAIS E HOMOLOGATÓRIOS

Autores

  • Candida Joelma Leopoldino Advogada e professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Coronel Vivida. Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Membro do NDCC (Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania) da UFPR.
Agências de fomento

Palavras-chave:

cooperação, sociedades, tipologia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar aspectos contemporâneos das sociedades cooperativas e algumas de suas tipologias mais atuais, sendo elas consideradas um dos produtos do cooperativismo e da cooperação em si. As sociedades cooperativas, assim, se distinguem das demais organizações, pois são um conjunto de estruturas de trabalho, de produção, de prestação ou de utilização de serviços, que surgem como um organismo econômico que tem por base a associação dos membros para a consecução de interesses e objetivos comuns. Dessa estrutura ressalta, como situação peculiar à sua tipicidade, o papel da affectio societatis, o qual diferentemente do que ocorre nas sociedades mercantis, nas cooperativas predomina a intenção de cooperação e colaboração entre seus membros, efetivando-se pela contribuição e colaboração mútua de todos os seus sócios cooperados.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

LEOPOLDINO, C. J. ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE UM DOS PRODUTOS DO COOPERATIVISMO: AS SOCIEDADES COOPERATIVAS E SEUS CONTORNOS ATUAIS E HOMOLOGATÓRIOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 131 a 154, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23278. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)