CLIMA ORGANIZACIONAL: CARACTERIZAÇÃO DOS ARTIGOS PESQUISADO NA BASE DE DADOS SCIELO

Autores

  • Vinicius Zanchet de Lima 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -IFRS - Campus Caxias do Sul, Doutor em Administração, email: vinizanchet@gmail.com
  • Antonio Jorge Fernandes 2 Universidade Potiguar e Universidade de Aveiro- Portugal, Doutor em Economia, e-mail: afer@ua.pt
  • Daniela Baggio 3 Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Mestre em Administração, e-mail: baggiodaniela@gmail.com
  • Nédio Antonio Andreolli 4 Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, Mestre em Educação, e-mail: nedio.andreolli@fsg.br

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.23467
Agências de fomento

Palavras-chave:

clima organizacional, relações interpessoais, base de dados

Resumo

Atualmente as empresas estão buscando traçar estratégias internas pensando em seus colaboradores. A intenção de conquistar pessoas e unir equipes é considerada como um fator impor­tante para o desenvolvimento e sobrevivência das empresas. A produção científica e a discussão acadêmica acerca do tema clima organizacional torna-se relevante pela importância da análise das características, tipologias e teorias. A pesquisa teve como objetivo inves­tigar o perfil das produções científicas nacionais, sobre o clima organizacional, publicados na base de dados Scielo. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo descritivo, através de uma bibliometria. A amostra foi composta por 12 artigos, e os resultados apontaram uma predominância de estudos quantitativos. Os resultados obtidos nos artigos selecionados foram que os artigos com três e dois autores se destacaram entre os artigos selecionados, refletindo uma relevância de grupos de pesquisadores na área.

 

Biografia do Autor

Vinicius Zanchet de Lima, 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -IFRS - Campus Caxias do Sul, Doutor em Administração, email: vinizanchet@gmail.com

Doutor em Administração na Universidade de Caxias do Sul, Bolsista PROSUP/ CAPES (2019). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Bacharel em Administração com linha de formação específica em Marketing (2013). Curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais (2014). Bacharel em ciências Contábeis, em andamento (início 2016). Integrante do GPEM - Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (cadastrado junto ao CNPq). Publicações internacionais em periódicos como, por exemplo: Journal of Retailing and Consumer Services e Journal of Marketing Communications. Avaliador para Agência de Fomento como, por exemplo: UERGS e de periódicos como, por exemplo: International Journal of Industrial Marketing, Academy of Entrepreneurship Journal, Academy of Marketing Studies Journal, Academy of Strategic Management Journal e journal of public administration and governance. Membro do corpo editorial do Periódico journal of public administration and governance (Las Vegas, Nevada United States), classificada 11° no rank de revistas internacionais de open access de administração. Elaborador de itens do processo de construção do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade 2018. Interesse em pesquisa nas áreas de marketing de relacionamento e comportamento do consumidor.

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

DE LIMA, V. Z.; FERNANDES, A. J.; BAGGIO, D.; ANDREOLLI, N. A. CLIMA ORGANIZACIONAL: CARACTERIZAÇÃO DOS ARTIGOS PESQUISADO NA BASE DE DADOS SCIELO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 69–83, 2022. DOI: 10.48075/csar.v21i40.23467. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23467. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)