A DISTÂNCIA ENTRE A SALA DE AULA E A APROVAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL

Autores

  • Diones Kleinibing Bugalho 1 Centro Universitário UNIMATER, mestre em Contabilidade, programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), email: dioneskb@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4636-5086
  • Francieli Morlin 2 Centro Universitário UNIMATER, mestre em Contabilidade, programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, email: fran_morlin@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-7302-5319

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.23753
Agências de fomento

Palavras-chave:

Exame de Suficiência Contábil, EAD, Ensino Presencial, Desempenho.

Resumo

Embora algumas pesquisas tenham lançado luzes sobre o desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis no Exame de suficiência, ao mesmo tempo que outras pesquisas investigaram a eficiência do ensino a distância, não há estudos que se analisaram as duas temáticas de forma conjunta, além do mais, no que se refere ao ensino a distância os resultados são conflitantes. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar se há diferença no nível de desempenho auferido pelos estudantes de Ciências Contábeis das IES brasileiras no Exame de Suficiência do CFC, considerando como determinante as modalidades de ensino presencial e a distância. Para tanto, foram considerados dados relativos ao desempenho primeira edição do exame de 2019 dos egressos pertencentes a 4.029 câmpus universitários, entre a modalidade EAD e Presencial, sendo estes 1.973 com Ensino A Distância (EAD) e 2.056. Esses dados foram analisados com aplicação de métodos quantitativos para a verificação das hipóteses formuladas, considerando um nível de confiança de 95%. Os resultados sugerem diferença estatisticamente significativa entre o ensino a distância e o ensino presencial em três regiões de demográficas e no âmbito nacional. Este estudo contribui com pesquisas anteriores que versam acerca do exame de suficiência, contudo, se distingue por apresentar uma análise ainda não investigada sobre as modalidades de ensino a distância e presencial categorizadas por região demográfica. Ademais, este estudo assume um papel de direcionador para futuras intervenções institucionais, tais como a classe contábil, gestores educacionais, organizações corporativas e governamentais.

Referências

BEUREN, I. M. (Org.) e outros. Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BORGES, V. A. D. Exame de Suficiência Contábil: Uma Análise do Conteúdo das provas a partir da grade curricular adotada pelas Instituições de Ensino Superior. 2015. 33 p. Monografia (Monografia em Ciências Contábeis). Universidade de Brasília, Brasília, DF.

BROIETTI, Cleber. 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & Iniciação Científica em Contabilidade. 2014. Disponível em:<http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/5CCF/39_13.pdf>.

BUGARIM, M. C. C., RODRIGUES, L. L., PINHO, J. C. C., & MACHADO, D. Q. (2014).

Análise Histórica dos Resultados do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista de contabilidade e controladoria, 6(1), 121-136.

CASTRO, Claudio de Moura. A pratica da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

CFC - 70 anos de Contabilidade. Brasília, agosto, 2016. Disponível em: >http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/08/70anos-cfc.pdf< Acesso em: 06/05/2019.

FÁVERO, L. P., BELFIORE, P. (2017). Análise de Dados: Estatística e Modelagem Multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier.

GONZALES, A., & RICARDINO, A. A. (2017). Transparência na divulgação de resultados do exame de suficiência do CFC. Revista Contabilidade & Finanças, 28(1), 45-66.

GUJARATI, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria básica. (5a ed.). Porto Alegre: AMGH.

KOLIVER, Olívio. O Exame de Suficiência e as Prerrogativas Profissionais. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº. 120, p. 17-24, nov. /dez.1999.

KOUNROUZAN, M. C. MILOCA, L. M. FERRAZ, L. M. S. PONCIANO, S. A. B. Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis. A importância do retorno do exame de suficiência. Cascavel, setembro, 2010.

MARÇAL, R. R.; MATOS, V. S.; CARVALHO, T. F. M.; CARVALHO, M. S. Avaliações de Desempenho no Ensino Contábil Brasileiro: Uma Análise Comparativa entre IES Diante do Exame de Suficiência do CFC. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 18, n. 2, p. 363-384, 2019.

MIRANDA, C. S., ARAÚJO, A. M. P., & MIRANDA, R. A. M. (2017). O exame de suficiência em contabilidade: Uma avaliação sob a perspectiva dos pesquisadores. Revista Ambiente Contábil, 9(16), 158-178.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação à distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Gelman. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

NOGUEIRA, C. A. G., NOGUEIRA, A. O., ALMEIDA, S. F. D. C., RIBEIRO, J. L., & CHAVES, V. T. L. Preparação para o exame de suficiência: Desafios para os docentes do curso de ciências contábeis. Anais do Encontro de Práticas Docentes, Fortaleza. 2013.

NOGUEIRA, D. R. O impacto do estilo aprendizagem no desempenho acadêmico: um estudo empírico com alunos das disciplinas de contabilidade geral e gerencial na educação a distância. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Programa de Mestrado em Contabilidade do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2009.

PELEIAS, I.R.; SILVA, G.P.; SEGRETI, J.B.; CHIROTTO, A. R. Evolução do ensino da Contabilidade no Brasil: Uma análise histórica. Revista de Contabilidade e Finanças: USP, São Paulo. p.19-32, junho 2007.

PEREIRA, Patrícia. SIMONI, Pabla Regina. TIMMERMANS, Carina. Artigo: A opinião de acadêmicos e profissionais da Contabilidade acerca do Exame de Suficiência da profissão contábil. RBC nº 201, 2013.

PINHEIRO, F. M. G., DIAS, J. M., FILHO, LIMA, R. N., FILHO, & LOPES, L. M. S. (2013). O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: Uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 11(1), 50-65.

RICHARDSON, R. J. (1999). Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 3ª ed.

RODRIGUES, B. C. O.; RESENDE, M. S.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância. Enfoque Reflexão Contábil, v. 35, n. 2, p. 139-153, 2016.

ROTHEN, J.C.; BARREYRO, G.B. Expansão da educação superior no Brasil e avaliação institucional: um estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na “Revista Avaliação”. Série-Estudos.nº 30, 2010.

SANTOS, M. J. A., PINHEIRO, L. B., OLIVEIRA, J. W., SILVA, S. G., NOGUEIRA, M. S., LIMA, A. V. TERRA, B. (2014). Um estudo comparativo entre o exame de suficiência do conselho federal de contabilidade, o exame nacional de desempenho de estudantes e a pós-graduação stricto sensu dos cursos de ciências contábeis do Estado do Rio de Janeiro. Polêmica, 13(4), 1681-1698.

SILVA, L, KROMBAUER, C. A. BRUNOZI, A. C, SPRENGER, K. B. Congresso de Contabilidade da UFRGS. Análise dos Desempenhos Históricos dos Alunos dos Cursos de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Rio Grande do Sul, Outubro, 2016.

Downloads

Publicado

28-07-2022

Como Citar

BUGALHO, D. K.; MORLIN, F. A DISTÂNCIA ENTRE A SALA DE AULA E A APROVAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 200–219, 2022. DOI: 10.48075/csar.v21i40.23753. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23753. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)