Fatores discentes e desempenho acadêmico em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Learning factors and academic performance in a Federal Institution of Higher Education

Autores

  • Renata Pozza Librelato Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, email: renatapozza_@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-4289-1537
  • Matheus Henrique do Amaral Librelato Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco https://orcid.org/0000-0001-8152-3126
  • Sandro César Bortoluzzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), email: sandro@utfpr.edu.br https://orcid.org/0000-0003-3493-8518
  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, doutorado em Contabilidade na Universidade Federal do Paraná (UFPR), email: rantonelli@utfpr.edu.br https://orcid.org/0000-0001-7606-2388

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.25208
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fatores de Desempenho, Desempenho Acadêmico, Administração e Ciências Contábeis, Socioeconômicos.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar os possíveis fatores que possam estar relacionados com o desempenho dos acadêmicos dos cursos da área de negócios. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários aos estudantes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração. O questionário aplicado teve como propósito coletar dados para avaliar 14 fatores que poderiam influenciar no desempenho acadêmico dos estudantes. Como resultado da pesquisa foi possível verificar que o desempenho acadêmico é influenciado por 4 dos 14 fatores, sendo eles: (i) nível de ocupação dos estudantes fora da Instituição de Ensino Superior; (ii) tempo que os discentes se dedicam aos estudos fora da sala de aula; (iii) nota do Enem para ingresso na instituição; e, (iv) a facilidade em matemática. Conclui-se que o desempenho acadêmico tem maior relação com a dedicação do próprio estudante em atividades inerentes aos estudos e menor relação com fatores passados. Os achados da presente pesquisa podem contribuir para que as Instituições de Ensino Superior utilizem tais constatações como uma ferramenta estratégica de gestão.

Biografia do Autor

Renata Pozza Librelato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, email: renatapozza_@hotmail.com

 

     

Matheus Henrique do Amaral Librelato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

     

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, doutorado em Contabilidade na Universidade Federal do Paraná (UFPR), email: rantonelli@utfpr.edu.br

         

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Publicado

25-04-2022

Como Citar

LIBRELATO, R. P.; LIBRELATO, M. H. do A.; BORTOLUZZI, S. C.; ANTONELLI, R. A. Fatores discentes e desempenho acadêmico em uma Instituição Federal de Ensino Superior: Learning factors and academic performance in a Federal Institution of Higher Education. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 24–48, 2022. DOI: 10.48075/csar.v20i39.25208. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/25208. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)