Modelo de educação no período de pandemia: discussão a respeito das suas implicações no desenvolvimento da criança e do adolescente

Education model in the pandemic period: discussion about its implications for the development of children and adolescents

Autores

  • Carla Liliane Waldow Esquivel Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), coordenadora e orientadora Pedagógica do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá, líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância (GEPEPI), e-mail: carlawaldow@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8115-0590
  • Danielly Tavares Bueno Sferra Advogada Bolsista do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, especialista em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (campus Francisco Beltrão) e em Direito Constitucional pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância (GEPEPI), e-mail: daniellysferra@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6546-8611
  • Bettina Lays dos Santos Pedagoga Bolsista do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância (GEPEPI), e-mail: betty-lays@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8168-5173
  • Natália Batista Pontes Estagiária do Curso de Direito no Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância (GEPEPI), e-mail: nah_bpontes@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-2421-8197
  • Viviane Barbosa Dorecki Estagiária do Curso de Pedagogia no Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância (GEPEPI), e-mail: vivib.dorecki@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-1201-3496

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.28649

Palavras-chave:

Pandemia, Isolamento, Escola, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a aprendizagem de crianças e adolescentes. A pandemia alterou toda a dinâmica social, impondo medidas sanitárias para barrar a disseminação do corona vírus. Com a obrigatoriedade do isolamento social todos os segmentos com aglomeração de pessoas foram atingidos. O maior impacto sofrido foi no ambiente escolar, onde milhares de crianças e adolescentes precisaram se adaptar a um novo modelo de aprendizagem, com aulas remotas em casa. Esse formato de ensino formal adotado na pandemia revelou vantagens e desvantagens exploradas no texto. Para a realização deste trabalho utilizou-se principalmente a pesquisa dedutiva, com investigação da literatura e legislação a respeito.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

ESQUIVEL, C. L. W. .; SFERRA, D. T. B. .; SANTOS, B. L. dos .; PONTES, N. B. .; DORECKI, V. B. . Modelo de educação no período de pandemia: discussão a respeito das suas implicações no desenvolvimento da criança e do adolescente: Education model in the pandemic period: discussion about its implications for the development of children and adolescents. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 38, p. 94–107, 2021. DOI: 10.48075/csar.v20i38.28649. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/28649. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)