Desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala de mensuração da alfabetização financeira
Development and content validation of a financial literacy measurement scale
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29157Resumo
A alfabetização financeira vem sendo estudada na literatura vigente como a capacidade dos indivíduos de obterem, compreenderem e avaliarem as informações necessárias para tomarem decisões que garantirão o seu futuro em termos financeiros. O objetivo do estudo consiste em descrever as etapas do desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala multidimensional para mensurar a alfabetização financeira individual. Na fundamentação teórica são abordados aspectos sobre a alfabetização financeira no Brasil e no mundo, bem como as dimensões da alfabetização financeira que compõem a escala desenvolvida no presente estudo. Nos procedimentos metodológicos empregou-se o método misto, qualitativo (desenvolvimento de itens para compor a escala desenvolvida) e quantitativo (análise do Índice de Validade de Conteúdo - IVC). Quanto aos resultados da validação de conteúdo constatou-se que os três construtos da escala apresentaram IVC superior a 80%, após os ajustes sugeridos pelos especialistas e eliminação de itens que não atenderam aos requisitos. Finalizada a validação de conteúdo por especialistas a EMAFI ficou composta por 56 itens, sendo 18 na dimensão Atitude Financeira, 20 na Comportamento Financeiro e 18 na Significado do Dinheiro. A principal contribuição deste estudo é no campo teórico ao desenvolver uma escala para mensurar a alfabetização financeira individual, incorporando o construto significado do dinheiro, pois acredita-se que a forma como o indivíduo atribui “valor ao dinheiro” pode influenciar as decisões financeiras individuais.
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