Desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala de mensuração da alfabetização financeira

Development and content validation of a financial literacy measurement scale

Autores

  • Tiago Rafael Trento Pós-graduado em Administração Financeira, Contábil e Controladoria – Unioeste e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), email: tiago-trento@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-3340-7996
  • Loreni Maria dos Santos Braum Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho – Uninove, e-mail: lorenibraum@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-7043-0765

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29157

Resumo

A alfabetização financeira vem sendo estudada na literatura vigente como a capacidade dos indivíduos de obterem, compreenderem e avaliarem as informações necessárias para tomarem decisões que garantirão o seu futuro em termos financeiros. O objetivo do estudo consiste em descrever as etapas do desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala multidimensional para mensurar a alfabetização financeira individual. Na fundamentação teórica são abordados aspectos sobre a alfabetização financeira no Brasil e no mundo, bem como as dimensões da alfabetização financeira que compõem a escala desenvolvida no presente estudo. Nos procedimentos metodológicos empregou-se o método misto, qualitativo (desenvolvimento de itens para compor a escala desenvolvida) e quantitativo (análise do Índice de Validade de Conteúdo - IVC). Quanto aos resultados da validação de conteúdo constatou-se que os três construtos da escala apresentaram IVC superior a 80%, após os ajustes sugeridos pelos especialistas e eliminação de itens que não atenderam aos requisitos. Finalizada a validação de conteúdo por especialistas a EMAFI ficou composta por 56 itens, sendo 18 na dimensão Atitude Financeira, 20 na Comportamento Financeiro e 18 na Significado do Dinheiro. A principal contribuição deste estudo é no campo teórico ao desenvolver uma escala para mensurar a alfabetização financeira individual, incorporando o construto significado do dinheiro, pois acredita-se que a forma como o indivíduo atribui “valor ao dinheiro” pode influenciar as decisões financeiras individuais.

Downloads

Publicado

25-04-2022

Como Citar

TRENTO, T. R.; BRAUM, L. M. dos S. Desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala de mensuração da alfabetização financeira: Development and content validation of a financial literacy measurement scale. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 133–160, 2022. DOI: 10.48075/csar.v20i39.29157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/29157. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)