A escola e o abuso sexual infantil: uma análise acerca do papel e da responsabilidade jurídica e social da escola e do educador

School and child sexual abuse: an analysis on the role and legal and social responsibility of the school and the educator

Autores

  • Carla Liliane Waldow Esquivel Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Orientadora Pedagógica do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ). Doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância - GEPEPI https://orcid.org/0000-0002-8115-0590
  • Patric Barbosa de Abreu Advogado do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) – Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Graduando do Curso de Licenciatura em Letras/ Alemão na UNIOESTE. Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância – GEPEPI https://orcid.org/0000-0001-6138-6304
  • Valquiria Lucena de Sousa Pedagoga do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) – Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Primeira Infância – GEPEPI https://orcid.org/0000-0003-4280-7307
  • Elizangela Dias de Chaves Discente do curso de Pedagogia na UNICESUMAR. Estagiária do Núcleo de Estudos e Defesa da Infância e Juventude (NEDDIJ) https://orcid.org/0000-0001-7244-8646

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29163

Palavras-chave:

Abuso sexual infantil. Desenvolvimento cognitivo. Escola.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados ao abuso sexual infantil e seus efeitos no desenvolvimento escolar de crianças, refletindo sobre o papel e a responsabilidade da escola e do educador neste processo. Como ferramenta metodológica, este trabalho se compôs do resultado de pesquisas bibliográficas, bem como da legislação brasileira vigente e relacionada ao tema. Os resultados demostram que na maioria dos casos, o abuso é cometido no próprio lar, geralmente por algum adulto da família ou próximo a ela. Identificá-lo é o primeiro passo e as pessoas próximas às vítimas precisam estar atentas aos sinais e comportamentos que estas podem externalizar. A escola exerce papel preponderante neste processo de identificação e prevenção. No entanto, percebeu-se que a escola deixa de debater o assunto de maneira específica e pontual, chegando, muitas vezes, a falhar na busca e no desenvolvimento de estratégias para prevenção e proteção das crianças abusadas, principalmente as mais vulneráveis. No mais, foi identificada, ainda, a dificuldade dos professores em compreenderem o assunto e o desconhecimento das medidas e encaminhamentos corretos a serem tomados quando o abuso é denunciado ou descoberto no ambiente escolar. É imprescindível a conscientização sobre este tema, para que as crianças venham a ter o amparo necessário, tão logo quebrem o silêncio do abuso, de forma que as sequelas ao seu desenvolvimento sadio e sustentável possam ser minimizadas, possibilitando que a criança não carregue por toda a vida o peso deste ato tão lesivo.

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Publicado

25-04-2022

Como Citar

ESQUIVEL, C. L. W. .; ABREU, P. B. de .; SOUSA, V. L. de .; CHAVES, E. D. de . A escola e o abuso sexual infantil: uma análise acerca do papel e da responsabilidade jurídica e social da escola e do educador: School and child sexual abuse: an analysis on the role and legal and social responsibility of the school and the educator. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 307–322, 2022. DOI: 10.48075/csar.v20i39.29163. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/29163. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)