Tendências na indústria vinícola e o perfil consumidor de vinho frente as decisões de compra

Autores

  • Murilo Campos 1Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil, email: murilocampos86.mc@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7891-6102
  • Edileide Ramos 2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil., e-mail: edileideramos@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9864-897X
  • Marcelo da Costa Borba 3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e-mail: marcelodcborba@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7173-1199
  • Jean Philippe Révillion 4 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e-mail: jeanppr@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4216-4391

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.29363

Palavras-chave:

Decisão de compra, Qualidade percebida, Enoturismo sustentável

Resumo

Nas últimas cinco décadas, o mercado de vinho testemunhou uma competição crescente. A estrutura de mercado de vinhos é caracterizada por muitas indústrias se viram obrigadas a desenvolverem adegas competitivas com diferentes estratégias capazes de fazer frente aos novos desafios, tanto nas denominações, estilos e marcas dos vinhos. O presente trabalho, tem como objetivo mapear essas características do consumidor de vinhos finos no Brasil, levando em consideração o contexto que o público específico esteja inserido como os aspectos socioeconômicos, nacionalidade, gênero, gerações e idade. O método utilizado para o alcance do objetivo foi o método da Revisão Sistemática que teve como pergunta norteadora: “Quais características do público consumidor de vinhos?”. Aqueles artigos que de algum modo respondia a essa questão foi selecionado para fase de extração de dados, sendo esses os resultados desta pesquisa. O que emerge da literatura selecionada pela revisão sistemática é que as preferências dos consumidores de vinho diferem muito de país para país e que as características sociodemográficas específicas, se bem conhecidas pelos produtores de vinho, podem atuar como antecipadoras de comportamentos específicos do consumidor para facilitar as decisões de compra de vinho.

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

LIMA, M. C. R.; RAMOS, J. E. S.; BORBA, M. da C.; RÉVILLION, J. P. P. . Tendências na indústria vinícola e o perfil consumidor de vinho frente as decisões de compra. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 84–97, 2022. DOI: 10.48075/csar.v21i40.29363. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/29363. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)