(IN)efetividade do direito constitucional à educação básica: uma análise no contexto da pandemia do Covid-19

Autores

  • Paôla Lourrana de Sena Araújo Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, bacharela no curso de Direito; licencianda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e-mail: paolalorranaa@gmail.com; https://orcid.org/0000-0001-8939-5501
  • Diana Maria Cavalcante de Sá Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, mestre em letras; docente no curso de Direito na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP e docente no curso de Administração na Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e-mail: disacavalcante@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7426-8059

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v23i43.29382

Palavras-chave:

Direito à Educação. Eficácia constitucional. Judicialização. Pandemia do COVID-19.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o direito constitucional à educação básica no Brasil, com isso, buscou-se apresentar brevemente o contexto histórico que o direito percorreu nas Constituições brasileiras e examinar a atuação do Poder Judiciário acerca da tutela dos direitos educacionais, o qual tem finalidade de garantir quando os direitos sociais educacionais estão sendo tratados irregularmente ou omissa por negligência do Poder Concedente, nesse passo, configura-se o processo de judicialização. A pesquisa adotou como instrumento metodológico a técnica de revisão bibliográfica e documental, a partir da leitura de diplomas nacionais, diante da abordagem qualitativa. Como resultado da pesquisa, tem-se que a educação passa por uma crise estrutural que se intensificou durante a pandemia de COVID-19, pois a pobreza e a marginalização crescem no mesmo passo que a exclusão escolar afeta os estudantes. Dados mostram que durante o período pandêmico houve um alto índice de evasão e exclusão escolar, as atividades de ensino emergencial não presencial apresentaram diversos obstáculos e deficiências, como exemplo a falta de acesso à internet, a principal ferramenta nesta modalidade. Sendo assim, observa-se a não efetividade do direito constitucional à educação básica no Brasil durante a pandemia de COVID-19.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

DE SENA ARAÚJO, P. L.; DE SÁ, D. M. C. . (IN)efetividade do direito constitucional à educação básica: uma análise no contexto da pandemia do Covid-19. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 23, n. 43, p. 192–208, 2022. DOI: 10.48075/csar.v23i43.29382. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/29382. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)