Valoração de ativos públicos para concessão: o caso do aeroporto estadual de Ribeirão Preto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v26i46.30344

Palavras-chave:

Análise de Investimento, Projeto de Financiamento, Serviço Público, Simulação de Monte Carlo

Resumo

Para o êxito da política pública de concessão de serviços à iniciativa privada é fundamental a valoração do serviço público a ser concedido, visto a necessidade de equilibrar a viabilidade econômica deste empreendimento com o princípio da economicidade ao erário público. A literatura financeira apresenta modelos consolidados para avaliação econômica, sob o pressuposto da maximização da riqueza, contudo, há poucas evidências empíricas da aplicação desses modelos em condições de concessões públicas, onde o valor econômico da concessão deve convergir as necessidades dos entes público e privado; especialmente, quando há elevada incerteza nas fontes de receita do serviço, como é o caso de aeroportos.  Nesta lacuna teórico-empírica, este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica do Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto - Doutor Leite Lopes para concessão à iniciativa privada. O método empregado combinou o Fluxo de Caixa Descontado com a Simulação de Monte Carlo para identificar o valor de equilíbrio, considerando 1.000 cenários e controlar a incerteza da demanda. Todas as premissas para a elaboração do Fluxo de Caixa foram detalhadas e estruturadas com dados primários e secundários para 30 anos de concessão. A taxa de desconto foi estimada pelo método de precificação de ativos de capital.  O resultado do estudo apontou que o equilíbrio entre a viabilidade e a economicidade foi de R$ 84 milhões para o valor de outorga, reportando uma taxa interna de retorno média anual de 9,43% e o payback descontado no décimo oitavo ano de concessão. Ao demonstrar esse processo de valoração, esta pesquisa pode: i) auxiliar formuladores de políticas públicas e profissionais de mercado que assessoram ou elaboram projetos de investimento; ii) ampliar a discussão quanto ao valor “justo” de um serviço público e; iii) servir de parâmetro para outros casos similares.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

LAVOR, R. F.; MONTORO, S. B.; CONCEIÇÃO, E. V.; SANTOS, D. F. L. Valoração de ativos públicos para concessão: o caso do aeroporto estadual de Ribeirão Preto. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 26, n. 46, p. 1–37, 2023. DOI: 10.48075/csar.v26i46.30344. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/30344. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)