A iniciação científica e o desenvolvimento de competências: o caso de estudantes de secretariado executivo trilíngue da unioeste
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v24i44.30606Palavras-chave:
Iniciação científica. Competências. Secretariado Executivo.Resumo
As universidades brasileiras utilizam-se da pesquisa científica para contribuir com a qualidade no ensino, sendo a Iniciação Científica (IC) uma das principais formas de inclusão dos estudantes na produção de conhecimentos. Assim, considerando a relevância da IC para as mais diversas áreas do conhecimento, o presente estudo tem por objetivo analisar quais competências foram desenvolvidas nos participantes dos projetos de iniciação científica realizados no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste – Campus de Toledo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas como forma de coleta de dados. As entrevistas foram analisadas a partir da combinação da análise de conteúdo e descritiva. Os principais resultados apontam que os participantes da IC desenvolvem competências importantes para a vida acadêmica, bem como, para o desempenho profissional. Como resultado secundário, identificou-se que a iniciação também acontece pela participação dos estudantes em eventos e programas de extensão, o que reafirma a necessidade de se estimular essas práticas.
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