A educação inclusiva como emancipação social das pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v26i46.30981

Palavras-chave:

direito à educação, inclusão, emancipação

Resumo

O presente artigo pretende estabelecer a ligação entre a inclusão escolar de pessoas com deficiência e sua emancipação social e subjetiva, à luz dos estudos de Paulo Freire e por meio de metodologia que consiste em revisão bibliográfica. Por meio do estudo não só da universalidade do direito à educação e do princípio da igualdade, mas também da evolução dos modelos de análise da deficiência, foi estabelecido o panorama geral da educação. Foram abordados as antigas instituições responsáveis pela aprendizagem das pessoas com deficiência, assim como os paradigmas utilizados para definir o que é deficiência. Novo olhar foi lançado sobre a diferença e a diversidade, reconhecendo-as como representativas da riqueza humana e como essenciais para o desenvolvimento da personalidade e da tolerância. Os resultados apontados confirmam a intrínseca relação entre inclusão e emancipação e destacam a relevância da problemática proposta, tanto jurídica quanto socialmente.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

SABINO DE SÁ E SILVA, A. L.; MONTES VALVERDE, G.; MARCY ROSA, W. A educação inclusiva como emancipação social das pessoas com deficiência. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 26, n. 46, p. 300–318, 2023. DOI: 10.48075/csar.v26i46.30981. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/30981. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)