Estratégias de marketing de relacionamento na captação de clientes de uma instituição de ensino superior à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v26i46.31119

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Satisfação, Fidelização, Captação de Clientes, Instituição de Ensino Superior

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar como as estratégias de marketing de relacionamento influenciam na captação de clientes de uma Instituição de Ensino Superior à Distância. Para tanto, foi necessário caracterizar o público-alvo e as principais estratégias de marketing de relacionamento utilizadas na instituição. Para que o objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva. Na coleta de dados, foi realizado um survey, estruturado e desenvolvido no Google Forms, obtendo uma amostra de 101 respondestes. Os dados foram tratados com o auxílio do software SPSS e analisados por meio de estatísticas descritivas. Nos resultados, constatou-se que a qualidade técnica e o bom relacionamento são as variáveis de maior influência na satisfação e fidelização dos alunos da instituição estudada. Por fim, o estudo constatou que o marketing de relacionamento bem estruturado pode ser considerado o diferencial nas instituições de ensino à distância, se considerando os canais de comunicação direta para atender suas necessidades dos alunos.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

BEZERRA, M. L. G.; SILVA, S. C.; SILVA, G. B. da; SOUSA, F. R. L. de. Estratégias de marketing de relacionamento na captação de clientes de uma instituição de ensino superior à distância. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 26, n. 46, p. 157–174, 2023. DOI: 10.48075/csar.v26i46.31119. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/31119. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)