Análise das Atividades Primárias na Criação de Valor Estratégico: um Estudo de Caso em uma Empresa de Produção e Exportação de Tilápias
Analysis of Primary Activities in Creating Strategic Value: a Case Study in a Tilapia Production and Export Company
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v28i48.33488Palavras-chave:
Estratégia de negócio. Atividades primárias. Criação de valorResumo
Este estudo tem por objetivo compreender como as atividades primárias criam valor estratégico na cadeia de valor de produtos psícolas. A cadeia de valor de uma empresa é um conjunto de atividades empresariais que ela se dedica para desenvolver, produzir e comercializar seus produtos ou serviços, e entregar valor para os clientes. Avaliar a cadeia de valor de um processo produtivo muitas vezes se torna mais difícil por se tratar de um bem intangível, ou seja, é preciso entender as expectativas do cliente para assim entregar um produto que atenda suas necessidades intrínsecas e tenha então seu respectivo valor agregado. O método utilizado foi o estudo de caso em uma empresa de produção agroindustrial da região Oeste do Estado do Paraná que abate e comercializa tilápias. Foram realizadas a observação no campo de pesquisa, análise documental e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados, aplicadas aos responsáveis por setores da indústria objeto de estudo. A análise interpretativa foi aplicada como técnica de análise dos dados. Com base nas informações obtidas na empresa, a Peixe Dourado exporta cerca de 240 toneladas/mês de peixe fresco e congelado para os Estados Unidos. Os resultados da pesquisa indicam que empresa busca agregar valor em cada etapa do seu processo, para que se torne uma referência na produção e comercialização de peixes, pois essas etapas influenciam no valor final do produto e na criação de valor estratégico.
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