Análise das Atividades Primárias na Criação de Valor Estratégico: um Estudo de Caso em uma Empresa de Produção e Exportação de Tilápias

Analysis of Primary Activities in Creating Strategic Value: a Case Study in a Tilapia Production and Export Company

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v28i48.33488

Palavras-chave:

Estratégia de negócio. Atividades primárias. Criação de valor

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender como as atividades primárias criam valor estratégico na cadeia de valor de produtos psícolas. A cadeia de valor de uma empresa é um conjunto de atividades empresariais que ela se dedica para desenvolver, produzir e comercializar seus produtos ou serviços, e entregar valor para os clientes. Avaliar a cadeia de valor de um processo produtivo muitas vezes se torna mais difícil por se tratar de um bem intangível, ou seja, é preciso entender as expectativas do cliente para assim entregar um produto que atenda suas necessidades intrínsecas e tenha então seu respectivo valor agregado. O método utilizado foi o estudo de caso em uma empresa de produção agroindustrial da região Oeste do Estado do Paraná que abate e comercializa tilápias. Foram realizadas a observação no campo de pesquisa, análise documental e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados, aplicadas aos responsáveis por setores da indústria objeto de estudo. A análise interpretativa foi aplicada como técnica de análise dos dados. Com base nas informações obtidas na empresa, a Peixe Dourado exporta cerca de 240 toneladas/mês de peixe fresco e congelado para os Estados Unidos. Os resultados da pesquisa indicam que empresa busca agregar valor em cada etapa do seu processo, para que se torne uma referência na produção e comercialização de peixes, pois essas etapas influenciam no valor final do produto e na criação de valor estratégico.

Referências

ABABOUCH, L., NGUYEN, K. A. T., SOUZA, M.C.; FERNANDEZ-POLANCO, J. Value chains and market access for aquaculture products. Journal of the World Aquaculture Society, 54(2), 527–553, 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/jwas.12964

ACHARJEE, D. C.; ALAM, M.; GOSH, K.; HAQUE, A. B. M. M.; HOSSAIN, M. I. Fish value chain and the determinants of value addition decision: Empirical evidence from Bangladesh. Journal of the World Aquaculture Society, 54(4), 931–944, 2023.

DOI: https://doi.org/10.1111/jwas.12964

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Pearson Prentice Hall, 1997.

BATALHA, Mário Otávio (Coord). Gestão agroindustrial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

BRENZAN, Cinara Kottwitz Manzano. Piscicultura do Oeste do Paraná: o desenvolvimento endógeno e neoendógeno, e a promoção do desenvolvimento rural sustentável. 2023. 179 f. Tese (Doutorado) - Curso de Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica – Competitividade e globalização – conceitos. 12. ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2019.

JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.

LINKOV, Igor; CARLUCCIO, Savina; PRITCHARD, Oliver; BHREASAIL, Áine Ní; GALAITSI, Stephanie; SARKIS, Joseph; KEISLER, Jeffrey M. The case for value chain resilience. Management Research Review. v. 43, n. 12, 2020, p. 1461-1476.

DOI: 10.1108/MRR-08-2019-0353

McINTYRE, Tiffany; WILSON, Mark M. J.; CHILDERHOUSE, Paul. Towards a unified theory of supply chain value creation and capture. Production Planning & Control, 2023. DOI: 10.1080/09537287.2023.2276826

MUKHTAR, Umer; AZHAR, Tashfeen Mahmood. Coordenação Interfuncional para Co-criar Valor Dentro de Cadeias de Valor Integradas para uma Cadeia de Fornecimento Competitiva. Supply chain management, v. 13(1) p. 11-22, 2020.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

RICHARDSON, Roberto J. et al. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 16. reimp. São Paulo: Atlas, 2008.

YILDIRIM, Çagatay. Measuring network efficiency of the aquaculture value chain in Turkey. Aquaculture. v.76, 2023. DOI: 10.1016/j.aquaculture.2023.739896

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre, Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

19-09-2024

Como Citar

GRAEBIN, G. H.; BERTI FIORIN, M. M.; CUNICO, E.; WALTER, S. A. Análise das Atividades Primárias na Criação de Valor Estratégico: um Estudo de Caso em uma Empresa de Produção e Exportação de Tilápias: Analysis of Primary Activities in Creating Strategic Value: a Case Study in a Tilapia Production and Export Company. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 100–117, 2024. DOI: 10.48075/csar.v28i48.33488. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/33488. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)