Os Desafios enfrentados por Mulheres Negras no Mercado de Trabalho: Uma análise por meio da Metassíntese

The Challenges faced by Black Women in the Job Market: An analysis through Metasynthesis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v28i48.33489

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por mulheres negras no mercado de trabalho a partir de um metassíntese. A metassíntese consiste em uma abordagem de pesquisa qualitativa, a qual integra e sintetiza resultados de múltiplos estudos qualitativos sobre um tema específico para identificar padrões, temas e conclusões comuns, conforme estudo realizado por Honn (2013). Este artigo encontrou experiências de mulheres negras em diversos contextos profissionais, com foco em cinco estudos de casos qualitativos específicos: professoras de ciências em escolas charter, enfermeiras líderes acadêmicas, vítimas de violência institucionalizada no ensino superior e mulheres afro-americanas em empregos pouco qualificados nos grandes armazéns.  Como principais resultados da análise realizada, emergiram elementos e subelementos, como: 01 – Falta de inclusão da cultura afro (emergiram como subelementos: opressão, silenciamento, menosprezo e falta de inclusão) ; 02- Sentimento de perseguição por colegas brancos (a desvalorização de sentimentos, exclusão e o esgotamento psicológico);  03- Violência institucionalizada e legitimada (negligência sistêmica, falta de políticas públicas, racismo estrutural e violência física); 04 – Disparidade de chances para mulheres afro (baixa qualificação de mão de obra, corte de custos e preconceito); e 05 - Dupla jornada e estereótipos impostos às mulheres negras (o acúmulo de trabalho, subjugação da mulher, desvalorização e sexualização). Como contribuição teórica, este estudo apresenta reflexões de elementos e subelementos relacionados aos desafios enfrentados por mulheres negras no mercado de trabalho e como contribuição prática fornece subsídios para a gestão das organizações alinharem-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Referências

ARAÚJO, V. F.; RIBEIRO, E. P. Diferenciais de salários por gênero no Brasil: Uma análise regional. Revista Economia do Nordeste, Ceará, v. 33, n. 2, p. 1-22, abr./jun. 2002.

BEAUVOIR, S. D. Pour une morale de l’ambiguïté. Em: BEAUVOIR, S. (Ed.). Gallimard. Paris: [s.n.]. p. 42–43.

COLQUITT, J. A.; ZAPATA-PHELAN COOPER, H. Tendências na construção e teste da teoria: um estudo de cinco décadas de. Em: Maçãs e laranjas. ThousandOaks, CA: [s.n.]. v. 50p. 1281–1303.

DAVIS, K. M. An end to job mobility on the sales floor: The impact of department store cost cutting on African-American women, 1970–2000. Feminist economics, p. 1–23, 2012.

EISENHARDT, K. M. Construção de teoria a partir de casos: Oportunidades e desafios. Revisão da Academia de Gestão, v. 14, p. 25–32, 1989.

GIANSANTI, R. (1998). O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atual. 1998.

HOON, C. Meta-synthesis of qualitative case studies: an approach to theory building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/132311799.pdf.

HOOKS, B.; HOOKS BELL. Ain’t I a woman: Black women and feminism. Cambridge, MA, USA: South End Press, 1999.

IHEDURU-ANDERSON, K.; OKORO, F. O.; MOORE, S. S. Diversity and inclusion or tokens? A qualitative study of Black women academic nurse leaders in the United States. Global qualitative nursing research, v. 9, p. 233339362110731, 2022.

OLIVEIRA, Ana Maria Hermeto Camilo de. A segregação ocupacional por sexo no Brasil. 1997. 109f. Dissertação (Mestrado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997. Acesso em: 20 abr. 2024.

PATTON, L. D.; NJOKU, N. R. Theorizing Black women’s experiences with institution-sanctioned violence: a #BlackLivesMatter imperative toward Black liberation on campus. International journal of qualitative studies in education: QSE, v. 32, n. 9, p. 1162–1182, 2019.

RILEY, A. D.; MENSAH, F. M. “my curriculum has no soul!”: A case study of the experiences of black women science teachers working at charter schools. Journal of science teacher education, v. 34, n. 1, p. 86–103, 2023.

REZENDE, A. F.; ANDRADE, L. F. S. Racism, sexism, and remnants of slavery in job advertisements. Cadernos EBAPE BR, v. 21, n. 3, 2023.

SHRIVASTAVA, H. Harassment at the workplace, powerlessness and identity: Experiences of women civil servants in India. Indian journal of gender studies, v. 22, n. 3, p. 437–457, 2015.

Downloads

Publicado

19-09-2024

Como Citar

PEREIRA, R.; WALTER, S. A.; VILLAR, E. G. Os Desafios enfrentados por Mulheres Negras no Mercado de Trabalho: Uma análise por meio da Metassíntese: The Challenges faced by Black Women in the Job Market: An analysis through Metasynthesis. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 118–136, 2024. DOI: 10.48075/csar.v28i48.33489. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/33489. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)