Os Elementos que se relacionam à responsabilidade social corporativa: Uma análise por meio da metassíntese
Corporate social responsibility related elements: An analysis through metasynthesis
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v28i48.33515Palavras-chave:
responsabili- dade social, Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade social corporativaResumo
Este estudo tem como objetivo compreender como os diferentes elementos se relacionam com a Responsabilidade Social Corporativa por meio de uma metassíntese. Foi evidenciado que empresas que não possuem controle acerca da RSC estão constantemente expostas a situações de instabilidade, as quais são decorrentes de fatores externos e internos, que podem se tornar grandes empecilhos à perpetuidade dos negócios. Nesse sentido, a metassíntese é um método de pesquisa qualitativa que combina e sintetiza os achados de estudos relacionados a um tema específico. O objetivo é descobrir padrões, temas e conclusões que sejam recorrentes entre os diferentes estudos, conforme demonstrado na pesquisa de Honn (2013). A partir da aplicação do método escolhido, foram evidenciados 7 elementos distintos. Destes, 4 foram considerados como elementos internos, sendo eles: 01 – Cultura da empresa (Subelementos: Proatividade e Reatividade), 02 – Gestão familiar (Subelementos: Aversão a riscos, Bens de consumo adquiridos localmente, Preservação de empregos, Relacionamento com parceiros e Reflexos de mudança da gestão.), 03 – Gestão de riscos (Subelemento: Cumprimento de regulamentações) e 04 – Práticas de RSC (Adoção estratégica de práticas de RSC e Obstáculos para implementação de práticas de RSC); e 3 foram considerados como elementos externos, sendo eles: 05 – Stakeholders (Subelementos: Valores, Transparência, Comunicação e diálogo), 06 – Sustentabilidade (Gestão ambiental, Tecnologias limpas e Qualidade responsável dos produtos) e 07 – Imagem da empresa (Reputação e Ações para preservação da imagem). Como contribuição teórica, este estudo apresenta reflexões sobre elementos e subelementos voltados à responsabilidade social corporativa. Referente às contribuições práticas, são diversas, destacando a melhoria da imagem corporativa, atração e retenção de talentos, melhorias no desempenho dos negócios e a contribuição para a sociedade.
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