Aspectos relevantes e motivadores que levam a intenção de compra em ambientes virtuais

Autores

  • Felipe Chagas Freitas
  • Rodrigo Ladeira

Palavras-chave:

comercio eletronico, atributos, intenção, compra

Resumo

O comércio eletrônico tem crescido de forma acentuada nos últimos anos. Este crescimento força uma maior atenção por parte dos varejistas eletrônicos a fim de conhecer melhor os consumidores que utilizam da internet para realizar compras. O objetivo deste trabalho é avaliar e analisar os atributos relevantes e motivadores que levam a intenção de compra em ambientes virtuais. Através de pesquisa bibliográfica, foi possível analisar os estudos mais recentes sobre o tema, os aributos escolhidos: preço, prazo de entrega, indicação positiva, experiência positiva, usabilidade e marca foram os mesmos aplicados por Baptista e Botelho (2005), porém, os atributos foram testados atraés e análise conjunta, no presente estudo o tipo de análise aplicada foi análise fatorial. O resultado da pesquisa foi analisado e comparado em relação à pesquisa de Baptista e Botelho (2005), os resultados mostraram que o atributo mais relevante foi marca, seguido de usabilidade, experiência positiva, prazo de entrega e preço, respectivamente. O atributo indicação positiba foi utilizado como uma variável dpendente e os demais atributos foram a ele relacionados.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

FREITAS, F. C.; LADEIRA, R. Aspectos relevantes e motivadores que levam a intenção de compra em ambientes virtuais. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p. 25–43, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5301. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)