Proposta de metodologia de ensino alternativa para os adolescentes em conflito com a lei - programa liberdade assistida do município de Toledo - Pr

Autores

  • Terezinha Corrêa Lindino
  • Vânia Araújo
  • Elenice Aparecida Pyc

Palavras-chave:

reeducar, metodolo-gia al- ternativa, adolescentes em conflito com a Lei

Resumo

O presente artigo visa à elaboração de atividades pedagógicas, com o intuito de apoiar á equipe multidisciplinar responsável pela execução sócio-educativa do Programa Liberdade Assistida do Município de Toledo-PR. Estudos recentes apontam que a
principal característica da adolescência é a busca de uma nova identidade. Por essa razão os aspectos psicológicos estão sendo apresentados após os aspectos físicos e sociais, já que a reestruturação e a construção da identidade têm íntimas, senão total, dependência desses fatores. Neste sentido, analisou-se a possibilidade de reeducar os adolescentes em conflito com a Lei mediante o método de projeto/oficinas, uma metodologia de ensino diferenciada que podem promover a interação, a compreensão de limites e a satisfação em cumprir sua medida sócio-educativa que lhe foi aplicada. Adotou-se essa concepção de
ensino por ser mais prática e indicada para a motivação da participação desses adolescentes, de modo a recuperar sua auto-estima e devolver à sociedade um cidadão íntegro, cons-
ciente, ético e coerente em suas atitudes.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

LINDINO, T. C.; ARAÚJO, V.; PYC, E. A. Proposta de metodologia de ensino alternativa para os adolescentes em conflito com a lei - programa liberdade assistida do município de Toledo - Pr. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p.2215–227, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5321. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)