PRINCÍPIOS E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES DOS EMPRESÁRIOS DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS DA CIDADE DE SALVADOR/BAHIA

Autores

  • Antônio Carlos Ribeiro da Silva
  • Isac Guimarães Pimentel
  • Flamaryon Cardoso de Araújo

Palavras-chave:

profissionais, contabilidade, normas, informação, escritórios.

Resumo

O presente trabalho busca identificar a percepção dos empresários das organizações contábeis da cidade de Salvador na observância dos Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade para o exercício da profissão. Com efeito, foi realizada uma pesquisa empírica, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados com 40 empresários de contabilidade da cidade de Salvador, na qual se constatou que aproximadamente 60% dos profissionais pesquisados somente observam os Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade quando têm dúvidas, enquanto 0% observam sempre que aplicam procedimentos contábeis necessários. Já no que se diz respeito ao processo de especialização e/ou atualização, percebe-se que 84% dos profissionais contábeis buscam com frequência, demonstrando assim interesse pelo conhecimento, o que acaba ajudando no aperfeiçoamento profissional e no auxílio na transmissão da informação contábil a seus usuários, de forma a ajudá-los na tomada de decisão.

Downloads

Publicado

25-01-2013

Como Citar

SILVA, A. C. R. da; PIMENTEL, I. G.; ARAÚJO, F. C. de. PRINCÍPIOS E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES DOS EMPRESÁRIOS DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS DA CIDADE DE SALVADOR/BAHIA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 179–196, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/7621. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)