CONSUMO DE QUEIJOS FINOS: ASPECTOS SIMBÓLICOS E IDENTITÁRIOS

Autores

  • CINTIA LOOS PINTO
  • LILIAN CAROLINA VIANA
  • SOLANGE RIVELI DE OLIVEIRA
  • RICARDO DE SOUZA SETTE

Palavras-chave:

Consumo simbólico, identidade, queijos finos

Resumo

Como consumidores, através da aquisição e consumo de bens, as pessoas materializam desejos, fantasias e satisfazem necessidades e experiências. Nota-se que, atualmente, os estudos buscam compreender melhor o simbolismo que permeia a atividade de consumo. No consumo alimentar, os aspectos simbólicos também estão presentes. Este trabalho objetiva investigar os significados que os consumidores de queijos finos atribuem ao consumo desses produtos assim como a característica identitária que estes consumidores possuem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da técnica de complemento com 28 consumidores de queijos finos. A análise das sentenças completadas permitiu compreender que estes consumidores são indivíduos hedonistas, apreciadores das sensações de bem-estar e prazer. Consumir queijos finos é uma das formas destes indivíduos se definirem, se identificarem e também se reafirmarem socialmente como pessoas de status, permitindo desta forma a compreensão de que esse tipo de consumo está permeado por imagens de diferenciação social no sentido em que esses consumidores se consideram superiores socialmente aos demais que optam por não consumí-los.

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Publicado

24-09-2013

Como Citar

PINTO, C. L.; VIANA, L. C.; OLIVEIRA, S. R. D.; SETTE, R. D. S. CONSUMO DE QUEIJOS FINOS: ASPECTOS SIMBÓLICOS E IDENTITÁRIOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 71–87, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8638. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)