AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS EMPREGADAS PARA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS

Autores

  • VALDIR MIRANDA PINTO
  • MOACIR CARNEIRO JUNIOR
  • WESLEY VIEIRA DA SILVA

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Auditoria Convencional, Auditoria Governamenta

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo comparar as principais técnicas de auditoria empregadas para avaliação das ações governamentais com as técnicas de auditoria convencional empregadas nos órgãos públicos da administração do Governo Federal. A metodologia empregada para a presente pesquisa caracteriza-se como sendo descritiva, do tipo documental, de natureza qualitativa. Foram levantadas, junto a um órgão público do Poder Judiciário, as auditorias efetuadas no ano de 2008, empregando-se a técnica de auditoria convencional, comparando-as com as técnicas de avaliação de ação governamental em 2.508 processos auditados. Pelos resultados apresentados pela pesquisa, concluiu-se que a técnica de ação governamental análise RECI (quem é o Responsável, quem Executa, quem é Consultado e quem é Informado), relaciona-
se com varias outras técnicas convencionais, tais como exame dos documentos originais e exame físico. Análise Stakeholder também tem papel muito importante quando contempla os atores envolvidos no processo, relacionando-os com exame dos documentos originais. A técnica convencional observação dos fatos, não possui relação com as técnicas de ações governamentais.

Downloads

Publicado

24-09-2013

Como Citar

PINTO, V. M.; CARNEIRO JUNIOR, M.; SILVA, W. V. D. AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS EMPREGADAS PARA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 177–192, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8666. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)