APLICAÇÃO DAS ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ESTUDO MULTICASO DE PREFEITURAS DA REGIÃO DE JABOTICABAL

Autores

  • CÁSSIO LUIZ GREGGIO DE MENEZES
  • JOÃO LUIZ PASSADOR
  • LEONARDO AUGUSTO AMARAL TERRA

Palavras-chave:

Gestão Pública Municipal, Escolas de Pensamento estratégico, Participação social.

Resumo


Tendo em vista o retrospecto histórico da gestão pública no Brasil, o estudo levanta os principais desafios da gestão municipal em sua eficiência e eficácia, assim como na capacidade de envolver a participação social. Na atualidade o contexto global está em constante transformação e exige maior flexibilidade na gestão pública. No presente esforço de pesquisa o objetivo foi identificar as estratégias usadas nas prefeituras de pequenos municípios da região de Jaboticabal-SP, de forma a entender quais escolas de pensamento estratégico predominam na gestão local. Assim o uso de determinada escola de pensamento estratégico possibilita o entendimento da situação atual, explica suas limitações e suas relevâncias. Para alcançar esse objetivo foram aplicadas entrevistas em três prefeituras de pequenos municípios, possibilitando assim maior conhecimento da situação abordada. Foi possível constatar, de forma evidente, características de determinadas escolas de pensamento estratégico. Constatou-se, porém, que a forma como estas estratégias são colocadas em prática, muitas vezes não refletem os anseios da população, que por sua vez prefere organizar-se em grupos independentes ao participar de audiências públicas para elaboração de planos e diretrizes dos municípios.

Downloads

Publicado

03-11-2013

Como Citar

MENEZES, C. L. G. D.; PASSADOR, J. L.; TERRA, L. A. A. APLICAÇÃO DAS ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ESTUDO MULTICASO DE PREFEITURAS DA REGIÃO DE JABOTICABAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 55 a 74, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8817. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos