ESTRATÉGIA, APRENDIZADO E CULTURA ORGANIZACIONAL: OS DILEMAS DA AUTOMAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO

Autores

  • CÍNTIA VENDRAMINI GAZOTTO
  • FERNANDO RODRIGUES AMORIM
  • LEONARDO AUGUSTO AMARAL TERRA

Palavras-chave:

Aprendizado organizacional, Cultura, Automação bancária, Escolas de pensamento estratégico, Mudança organizacional.

Resumo

Em um contexto de mudanças tecnológicas, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os dilemas que a automação exerceu sobre a estratégia a cultura e o aprendizado organizacional de empresas do setor bancário. Para a elaboração desse trabalho foi realizado um estudo de caso em uma agência bancária na cidade de Jaboticabal. A pesquisa, de caráter exploratório, teve abordagem qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas com gerentes, funcionários e clientes da agência em questão, que disponibilizaram as informações para a compreensão e comprovação dos impactos que a automação exerceu sobre o aprendizado e a cultura organizacional. Os resultados apresentados mostraram uma predominância das estratégias emergentes durante o período em que a automação se deu de maneira mais intensiva. Tal implantação teve significativos impactos sobre a cultura organizacional e o sucesso se amparou, de grande maneira, na capacidade de aprendizado coletivo.

Downloads

Publicado

03-11-2013

Como Citar

GAZOTTO, C. V.; AMORIM, F. R.; TERRA, L. A. A. ESTRATÉGIA, APRENDIZADO E CULTURA ORGANIZACIONAL: OS DILEMAS DA AUTOMAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 101 a 118, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8830. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)