UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇAO DO CRÉDIT SCORE, PARA MAXIMIZAR O POTENCIAL DA POLITICA DE CRÉDITO EM UMA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO

Autores

  • MARIANA AP. EUFLAUSINO DOS SANTOS
  • NARCISO AMÉRICO FRANJIN

Palavras-chave:

Consórcio, Política crédito, Analise crédito, Credit score.

Resumo

O sistema de consórcio pode ser considero uma “poupança programada” com intuito de adquirir bens e serviços, através de seu próprio autofinanciamento. Uma das responsabilidades da administradora de consórcios é gerir a concessão de crédito. Neste processo inserem-se riscos que devem ser administrados com propósito de minimizá-los, por meio de uma eficaz política de credito adotada pela instituição responsável. Para eficácia, do processo de analise de crédito, as empresas devem adotar parâmetros e procedimentos adequados para a liberação de crédito, com intuito de que consequências negativas não se abatam sobre a instituição e demais clientes. Neste artigo se teve por objetivo identificar os procedimentos de analise de crédito e propor melhorias ao sistema utilizado, por meio da implantação do sistema credit score, potencializando assim sua política de crédito. Trata-se de uma pesquisa de tipo descritivo, e natureza quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de consultas bibliográficas e analise de conteúdos e dados primários e secundários, além de observação participante. Percebeu-se, assim a necessidade de grande comprometimento e responsabilidade que a instituição estudada deve ter em seus critérios de analise, visto que sua prestação de serviço seja em função de administrar o interesse de terceiros além de seus objetivos econômicos.

Downloads

Publicado

03-11-2013

Como Citar

SANTOS, M. A. E. D.; FRANJIN, N. A. UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇAO DO CRÉDIT SCORE, PARA MAXIMIZAR O POTENCIAL DA POLITICA DE CRÉDITO EM UMA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 205 a 218, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8910. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)