Exórdio à filo-literatura de Camus:
o estranhamento do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i2.33575Palavras-chave:
Filosofia, Literatura, Camus, EstranhamentoResumo
Visando as relações entre filosofia e literatura, especialmente a construção literária como uma maneira tanto de colocar problemas filosóficos e evidenciá-los, quanto de fomentar uma descrição de tais problemas em forma de literatura, que decorrem da relação entre dois campos do qual Albert Camus faz parte. Camus não apenas relaciona duas áreas, mas coloca suas personagens como a expressão da atmosfera pela qual as questões são eminentemente vivenciadas pela maneira em que a oposição entre homem e mundo se evidencia. A filosofia escrita em uma forma de literatura deve se contentar com
a descrição, colocando e narrando em sua sucessão os problemas como questões de interesses existenciais, portanto, a literatura não explica, mas descreve, e são nas descrições de Camus e de suas questões em vivências que uma filo-literatura emerge como uma descrição que mostra a face do absurdo e dos limites explicativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista DIAPHONÍA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.