A unidade substancial entre alma e corpo na antropologia filosófica de santo Tomás de Aquino
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i3.34604Palabras clave:
Substância, Alma, CorpoResumen
A antropologia de Tomás de Aquino concebe o homem como constituído por uma unidade substancial entre alma e corpo, elementos essencialmente integrantes da substância una “homem”. Tal compreensão exige antes o entendimento de certos conceitos metafísicos empregados, e que, após acordados, permitem avançar à análise detida de corpo e alma, sobretudo em sua relação hilemórfica, onde fulgura a definição da alma intelectiva como forma do corpo. Essa alma detém grande notoriedade por sua
subsistir à separação com o corpo e ser criada e infundida diretamente por Deus, conquanto sua gênese seja vinculada à matéria. Essa concepção antropológica do santo fornece luzes à compreensão de determinados dogmas católicos, como o da Encarnação,
outorgando-lhe grande notoriedade também no campo teológico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 DOUGLAS DAL MORO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.