A escultura do tempo e sua percepção na filmografia de Andrei Tarkovski

Auteurs-es

  • VALÉRIA PEDROSO DOS SANTOS
  • MARCO ANTÔNIO CRISPIM MACHADO

DOI :

https://doi.org/10.48075/rd.v11i1.35239

Mots-clés :

Cinema, Filosofia da Arte, Bergson

Résumé

Esta pesquisa visa a reflexão sobre o tempo no cinema em uma análise da filmografia do diretor soviético Andrei Tarkovski, investigando o seu processo criativo, narrativa poética e suas contribuições para a arte do cinema. Com base no livro do próprio diretor Esculpir o tempo (1998), busca-se relacionar suas ideias aos conceitos de tempo e memória do filósofo francês Henri Bergson, encontrando semelhanças entre ambos para assim analisar as qualidades do tempo apresentadas na obra do cineasta.

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Publié-e

22-04-2025

Comment citer

SANTOS, V. P. D.; MACHADO, M. A. C. A escultura do tempo e sua percepção na filmografia de Andrei Tarkovski. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 221–241, 2025. DOI: 10.48075/rd.v11i1.35239. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/35239. Acesso em: 14 juin. 2025.