A QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v16i1.17244Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Qualidade no trabalho, Profissional de Secretariado, Ambiente Organizacional.Resumo
Este estudo teve o objetivo de investigar o processo de qualidade de vida no trabalho em uma empresa localizada no sudoeste do Paraná, por meio da contribuição do profissional de secretariado executivo nas atividades relacionadas a este tema. Esta pesquisa desenvolveu-se em uma empresa que atua na área de comércio atacadista de alimentos e produtos de limpeza. Dessa forma adotou-se, neste estudo de caso de caráter descritivo, a abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários, a todos os funcionários, que totaliza um universo de pesquisa de 65 indivíduos. Obteve-se o retorno de 47 questionários respondidos totalizando uma amostra de 72,3%. Conclui-se, por meio dos dados analisados, que o profissional de secretariado executivo pode contribuir por meio de seu contato amplo e diário com todos os funcionários da organização ao observar, no cotidiano organizacional, os aspectos que podem ser aprimorados no que tange a qualidade de vida no trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.