Processo Editorial
O Conselho Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas.
1) Os artigos submetidos são avaliados pelos Editores no que se refere a seu mérito científico e adequação aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2) Em seguida, os textos submetidos são encaminhados a pelo menos dois Avaliadores (Pareceristas) em sistema de blind review;
3) A partir das avaliações dos Pareceristas, a Equipe Editorial pode decidir editar ou não os artigos submetidos além de sugerir mudanças eventuais, de modo a adequar os textos.
Enfatiza-se que nenhum dos organismos editoriais, instituições de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas no Conselho, Equipe Editorial ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de ideias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.
A Revista Expectativa está qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES e contempla trabalhos das áreas de Secretariado Executivo, Línguas/Comunicação e Gestão nas Organizações.
Políticas de Seção
Seção - Secretarial: Submissões abertas / Indexado / Avaliado pelos pares
Seção - Línguas/Comunicação: Submissões abertas / Indexado / Avaliado pelos pares
Seção - Gestão nas Organizações: Submissões abertas / Indexado / Avaliado pelos pares
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Expectativa é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.
1) Na Desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento da área de investigação. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista, os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Em geral, sugere-se periódicos alternativos.
2) Os artigos aprovados na etapa anterior - Desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. No caso de ocorrer divergência de opiniões sobre o aceite ou não do manuscrito entre os dois avaliadores, o manuscrito é encaminhado para a avaliação de um terceiro parecerista.
3) Quando os avaliadores solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.
4) A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação, podendo esse processo durar até 6 meses. O processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.
Critérios de avaliação:
- relevância e originalidade do tema;
- contribuição para as áreas de Secretariado Executivo, Línguas/Comunicação e Gestão nas Organizações;
- redação e clareza no texto;
- encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas;
- adequabilidade dos procedimentos metodológicos;
- profundidade e a consistência das análises;
- delineamento das conclusões.
Periodicidade
Trimestral (jan./mar. - abr./jun - jul./set. - out./dez.)