Estudo sobre a Materialização da Improvisação como Competência Secretarial em uma Secretaria Escolar

Autores

  • Shayany Aline Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Secretariado, Improvisação, Competências

Resumo

Ao se refletir sobre a improvisação verifica-se que se trata de um fenômeno intrinsecamente presente no contexto organizacional e que a competência de improvisar faz parte do rol daquelas exigidas em tal ambiente, inclusive, dos sujeitos que atuam no dinâmico cotidiano das instituições de ensino. Assim, espera-se que o profissional secretário saiba fazer uso da competência da improvisação, quando necessário, uma vez que a secretaria de uma instituição de ensino é um setor considerado como um sustentáculo para o desenvolvimento legal de trabalhos administrativos, pedagógicos e financeiros. Desse modo, este estudo tem como objetivo averiguar como a improvisação se materializa na atuação de um profissional de secretariado em uma secretaria escolar. Metodologicamente trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, que utiliza o estudo de campo como estratégia. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que além da materialização da improvisação no ambiente de estudo, existe a aproximação entre as competências secretariais e aquelas do secretário escolar, fato que permite dizer que o secretário executivo pode atuar também em ambientes dessa natureza.

 

ABSTRACT

When reflecting on improvisation, it is a phenomenon intrinsically present in the organizational context and the competence to improvise is part of the list of those required in such an environment, including the subjects who work in the dynamic daily life of educational institutions. Thus, the professional secretary, responsible for the secretariat area of an educational institution, a sector considered as a support for the legal development of administrative, pedagogical and financial work, should know how to make use of the competence of improvisation, when necessary. Therefore, this study aims to investigate how improvisation materializes in the performance of the secretarial professional in a school office. Methodologically, it is a qualitative approach research, of an applied and descriptive nature, which uses the field study as a strategy. The data collection techniques were bibliographic and documentary research and semi-structured interviews. The results showed, in addition to the materialization of improvisation in the study environment, the approximation between the secretarial skills and those of the school office, a fact that allows us to say that the executive secretary can also act in environments of this nature.

Biografia do Autor

Shayany Aline Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2021.

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Gestão 2021-2023 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 21 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

Referências

ANABÁ. Escola Waldorf. Histórico. Florianópolis, 2021. Disponível em: http://www.anaba.com.br/quem-somos/historia-da-escola-waldorf-anaba. Acesso em: 20 abr. 2021.

ARANHA, E. A.; GARCIA, N. A. Responsabilidade social corporativa e empreendedorismo: evidências e fragilidades. Desenvolvimento em Questão, v. 11, n. 24, p. 260-288, 2013.

ARSHAD, D. Understanding organizational improvisation: foundations and performance implications. Thesis (Philosophy Doctoral) - Loughborough University, Loughborough. Reino Unido, 2011.

BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Elsevier, 2006.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.1, p. 8-15, jan./mar. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 23 de junho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf . Acesso em: 20 fev. 2021

BRUN, A.; CECHET, G.; NEUMANN, S. Gestão secretarial: a evolução das funções do profissional de secretariado e a efetividade da inteligência emocional nos processos de trabalho. Secretariado Executivo Em Revist@, v. 8, 2013.

CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E.; KLUS, L. The improvising organization: Where planning meets opportunity. Organizational Dynamics, v. 24, n. 4, p. 20–35, 1996.

DURAND, T. L’alchimie de la competence. Revue Française de Gestion, v. 127, p. 84-102, 2000.

GIANINI, V. C.; GERARDIN JUNIOR, U. Gestão Educacional: A atuação do profissional Secretário nas organizações Educacionais. Revista de Gestão e Secretariado. São Paulo, v.1, n. 2, p.32-52, jul/dez, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Altas, 2002. Disponível em: http://www.urca.br/itec/images/pdfs/modulo%20v%20-%20como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

GODOI, A. S.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa nas organizações: paradigmas estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

GUIMARÃES, F. Improvisação Organizacional: um estudo em uma unidade administrativa da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil, 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LASTA, A.; DURANTE, D. A G. Gestão Secretarial no Cenário Organizacional Contemporâneo. Secretariado Executivo em Revist@, v. 4, n. 4, 2011..

LEAL, F. G. Competências secretarias requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina, 209 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, 254 Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.

LEAL, F. G.; DALMAU, M. B. L. Análise das Competências Secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina em Comparação ao Perfil Profissiográfico do Secretário Executivo. Revista de Gestão e Secretariado. São Paulo, v. 5, n. 3, p. 143-174, 2014.

LEAL, F.; DALMAU, M. Formação e perspectivas de atuação do secretário executivo no Brasil. Secretariado Executivo em Revist@, v. 10, p. 71-85, 20 maio 2015.

LEAL, F. G.; FIATES, G. G. S. Competências dos Secretários-Executivos de uma Universidade Pública Federal: Uma Análise a partir da Perspectiva dos Gestores. Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 3, p. 30–57, 2013.

LEYBOURNE, S. A. Eugene Managing change by abandoning planning and embracing improvisation. Journal of General Management, v. 31, n. 3, 2006. Disponível em: http://people.bu.edu/sleyb/JGM2005.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.

LEYBOURNE, S. A.; SADLER-SMITH, E. The Role of Intuition and Improvisation in Project Management. International Journal of Project Management, v. 24, p. 483–492, 2006.

LIEBLICH, A.; TUVAL-MASHIACH, R.; ZILBER, T. Narrrative research: reading analysis and interpretation. v. 47. California: Sage publications, 1998.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MILLER, C. C; IRELAND, R. D. O poder da intuição. GV-executivo, v. 4, n. 3, p. 69-85, 2005. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/34397/33194. Acesso em: 03 fev. 2021

MOREIRA, K. D. et al. As competências contemporâneas do Secretário Executivo e a relação com as competências do Middle Manager. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 45-66, 2016. Disponível em: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/400/pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.

MOREIRA, K. D. Proposição metodológica para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. 2018, 301 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico. Florianópolis, 2018.

MOREIRA, K. D.; GUIMARÃES, F.; ROSSI, E. Reflexões Acerca da Significância da Improvisação no Contexto Secretarial. In: ENCONTRO NACIONAL ACADÊMICO DE SECRETARIADO EXECUTIVO, VI., 2019, Viçosa. Anais [...], Viçosa: APBSEC, 2019.

MONTUORI, A. The complexity of improvisation and the improvisation of complexity: social science, art and creativity. Human Relations, v. 56, n. 2, fev. 2003. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0018726703056002893.

Acesso em: 16 maio 2021.

MOURA, M. A. Trabalho e competências em transformação: o papel da profissional de secretariado. Revista Expectativa, v. 7, n. 1, p. 27-49, 2008.

NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo, Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

PADILHA, S. A. et al. O Fenômeno da Improvisação no Contexto das Competências Secretariais. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, Viçosa - Minas Gerais, 2021.

PARO, V. H. Estrutura da Escola e Prática Educacional Democrática. USP- GT: Estado e Política Educacional, n. 5, 2013.

PINA, E.; CUNHA, M.; CUNHA, J. V.; KAMOCHE, K. Organizational improvisation: what, when, how and why. International Journal of Management Review, v. 1, n. 3, p. 299-341, set, 1999.

PINA, E; CUNHA, M. Bricolage in organizations. FEUNL Working Paper, n. 474, 2005.

RECKZIEGEL, M. B. Secretário de escola: formação acadêmica em secretariado executivo pode ser um diferencial?. Secretariado Executivo em Revist@, 2011.

RODRIGUES, W.C. Metodologia Científica. 2007.

SALDANHA, L. C. D. O Mercado de Trabalho e a Formação do Profissional de Secretariado Executivo. Revista Expectativa, v. 4, n. 1, 2005.

SANTOS, J. D.; SANTOS, C. D. Aspectos pedagógicos presentes na atuação do secretário escolar. Educação Pública, v. 20, n. 11, mar. 2020.

SCHÜTZ, J. A.; FUCHS, C. Gestão Escolar na Sociedade Contemporânea: Impasses e Desafios para Potencializar a Gestão Democrática. Revista Administração Educacional – DAEPE- CE - UFPE Recife-PE, v.9, n. 1, p. 23-41, jan/jun, 2018.

SIMÃO, M. L. Gestão Escolar sob novos Paradigmas: O Papel do Secretário Escolar como Agente Ativo no Processo de Transformação das Escolas. Monografia de Pós-Graduação – UNICENTRO, 2008.

SILVA, M. A notícia como narrativa e discurso. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 4, n. 1, p. 49-64, 2007.

SILVA, I. B. Uma Abordagem Contemporânea do Secretariado Escolar na Educação Básica. Anais do Encontro de Pós-Graduação v. 1, n. 1, 2017. Disponível em https://epg.unifesspa.edu.br/images/Artigos/IVONILCEBRELAZDASILVA.pdf. Acesso em: 07 fev. 2021.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação. UFSC, 2005. Disponível em: http://200.17.83.38/portal/upload/com_arquivo/metodologia_da_pesquisa_e_elaboracao_de_dissertacao.pdf. Acesso em: 05 abr. 2021.

STEINER, R. Economia viva: o mundo como organismo econômico único. 3.ed. São Paulo: Antroposófica, 2006.

VERA, D.; CROSSAN, M. Theatrical improvisation: Lessons for organizations. Organization Studies, v. 25, n. 5, p. 727-749, 2004.

ZARIFIAN, P. A gestão da e pela competência. Rio de Janeiro: Centro Internacional para Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia, 1996.

Downloads

Publicado

04-08-2022

Como Citar

ALINE PADILHA, S.; DENISE MOREIRA, K.; SNOEIJER, E. Estudo sobre a Materialização da Improvisação como Competência Secretarial em uma Secretaria Escolar. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/28745. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial