O LÉXICO ESPECIALIZADO DA ÁREA SECRETARIAL: ANÁLISE MORFOLÓGICA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE NEÔNIMOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v9i1.5875Resumo
A partir de análises morfológicas em textos de especialidade, foi possível investigar algumas questões que possam satisfazer à necessidade de estudos terminológicos na área de Secretariado Executivo, propondo uma análise sobre o processo de formação de neônimos em textos desse âmbito. Este estudo se dá através da aplicação dos conhecimentos morfológicos para identificar novas unidades terminológicas (UTs) dessa língua de especialidade em um corpus técnico e também pela análise dos processos de formação desses termos. Devido à caracterização da área secretarial como uma nova área do conhecimento científico, verificou-se a existência de vários neônimos formados, principalmente, pelos processos de formação morfossintático e agrupamento sintagmático sem conector, a partir das palavras-base “assessoria” e “assessorar”.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GOBBI, D. M.; ARTICO, J. O LÉXICO ESPECIALIZADO DA ÁREA SECRETARIAL: ANÁLISE MORFOLÓGICA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE NEÔNIMOS. Revista Expectativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 127–139, 2000. DOI: 10.48075/revex.v9i1.5875. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/5875. Acesso em: 19 set. 2024.
Edição
Seção
Seção - Línguas/Comunicação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.