IDENTIDADE DO PROFESSOR E DO APRENDIZ DE LÍNGUA ALEMÃ: um levantamento eletrônico de alguns estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v13i1.8936Palavras-chave:
Formação de processos identitários, professores e aprendizes de Língua Alemã, pesquisas brasileiras.Resumo
Na contemporaneidade, conviver com situações interlinguísticas e culturais tem-se configurado numa tendência dentre os diversos segmentos sociais, sendo que, como em toda a mescla de sabores, existe a possibilidade de transformações de características da própria identidade no confronto com outras formações discursivas. Nesse sentido, destaca-se que a formação da identidade profissional de professores, a alteridade e a representação de professores a respeito de si mesmos como falantes de uma língua estrangeira (LE) vêm sendo objeto de investigação de diversos estudos, contribuindo para a valorização desses profissionais. Dessa forma, procura-se apresentar algumas reflexões acerca da formação de processos identitários de professores e de aprendizes de língua alemã (LA), assim como de suas crenças e representações em relação ao referido idioma. A metodologia adotada consiste numa abordagem qualitativa, a partir de um levantamento eletrônico das pesquisas brasileiras no período de 2006 a 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.