PROCESSO DE BOLONHA E DISCURSO DAS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROJETO TUNING AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v17i25.14857Palavras-chave:
Projeto Tuning, América Latina, Pedagogia das competências, Processo de Bolonha, Universidade latino-americana.Resumo
O presente estudo busca discutir influências do Processo de Bolonha nas políticas de educação superior no âmbito da América Latina, partindo, neste sentido, da abordagem do Projeto Tuning América Latina e da demonstração de como que este reflete a lógica da pedagogia das competências. O método adotado é o da pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Amplamente, o estudo considera a atual fase do capitalismo, nomeada de acumulação flexível, e a relação da educação superior com a noção de sociedade do conhecimento. O Processo de Bolonha, neste contexto, surgiu como política pública inserida na União Europeia, tendo como objetivo fim a ampliação da vantagem competitiva do bloco em termos de educação superior e a internacionalização de seu modus operandi. Como exemplo, verifica-se o Projeto Tuning aplicado à América Latina, que buscando alinhamento às orientações de Bolonha, agiu como metodologia para compatibilizar e comparar as formações universitárias, com vistas a uma possível transnacionalização dos currículos acadêmicos e da formação padronizada mundialmente, utilizando, para tanto, da pedagogia das competências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.