PRÁTICAS PARENTAIS E COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v17i25.14868Palavras-chave:
Práticas educativas, Relações pais-filhos, Comportamento do adolescente, CriançaResumo
As práticas educativas parentais (PEP) têm sido consideradas determinantes primários do desenvolvimento de diversos comportamentos de crianças e adolescentes. Esse trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa envolvendo a temática das PEP, buscando conhecer os objetivos, metodologia empregada, instrumentos utilizados e resultados de tais estudos. Foram selecionados 110 estudos, dos quais88 foram artigos. Do geral de estudos analisados, a maioria utilizou método quantitativoe, para coleta de dados, instrumentos de autorrelato, respondido, na maior parte das vezes, pelos pais. A partir dos objetivos dos estudos foram compostas 12 categorias de análise. Os resultados demonstraram haver áreas ainda pouco exploradas da temática, como a relação entre PEP e desempenho acadêmico, desenvolvimento do comportamento moral, representações sociais, entre outras. Conclui-se que apesar dos vários estudos encontrados, ainda existem lacunas no estudo das relações entre PEP e comportamento de crianças e adolescentes.
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