BIBLIOTECA ESCOLAR DO TRABALHO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i28.15878Palabras clave:
biblioteca escolar do trabalho, formação de professores, ledor-escrevedor, matrizes formativasResumen
Trata da Biblioteca Escolar do Trabalho (BET) e sua articulação com a formação continuada de professores, questionando a formação que não atribui intencionalidade à Biblioteca Escolar (BE) e sua função formativa. Discute a biblioteca escolar na relação estudantes e professores, numa perspectiva de formação que considera a cultura, o conhecimento, a auto-organização e o trabalho enquanto matrizes formativas dos sujeitos escolares e da BET. Conclui que a BET, na contradição das suas condições, desassistida pelo Estado, pode forjar práticas transgressoras, quando articulada à formação continuada do professor. Indica a necessidade de a escola estruturar, pela práxis, um projeto de leitura e escrita, articulando a escolarização e a vida; de produzir acervo localmente pelo ledor-escrevedor, e que o Estado faça dessa prática, uma política pública. Reforça a atualidade e necessidade da pesquisa na BE, desde que vinculada aos processos de luta pela educação pública, dimensão que o professor precisa retomar permanentemente em sua formação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.