NOTIFICAÇÃO DE INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS: DESAFIOS PARA A ENFERMAGEM NO OESTE DO PARANÁ
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i35.23970Mots-clés :
Agrotóxicos, Intoxicações, Vigilância em Saúde, EnfermagemRésumé
Os agrotóxicos podem originar intoxicações agudas, subagudas e crônicas, desencadeando uma grave questão de saúde pública no Brasil e no oeste do Paraná, região de intenso uso de agrotóxicos. Buscando fazer o levantamento de informações para verificar a eficácia do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Intoxicação Exógena/Agrotóxicos, este documento trás resultados de uma pesquisa realizada com profissionais enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da 20ª regional da Saúde de Toledo – PR. Ao confrontar dados, percebe-se a existência de prováveis subnotificações de intoxicações por parte da equipe de saúde. Viu-se também a necessidade de atualizar os profissionais em relação ao correto preenchimento e conhecimento dos agravos em saúde relacionados aos agrotóxicos. Conclui-se que existe a falta de suporte teórico e padronização adequada na área de saúde que favorecem o exercício profissional imperito, negligente e até imprudente, cujos resultados podem gerar danos à clientela e problemas legais e éticos aos profissionais da saúde.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.