A IMPLANTAÇÃO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS EM FRANCISCO BELTRÃO NO CONTEXTO DO REGIME MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.24539

Palavras-chave:

Instituições Escolares, Regime Militar, Colégios Estaduais, Francisco Beltrão.

Resumo


Resumo: O objetivo central do presente texto foi/é identificar as instituições escolares criadas em Francisco Beltrão-PR no período do regime militar. Para tanto nos cercamos de fontes documentais e bibliográficas, procuramos articular a análise ao contexto da criação das instituições e ao desenvolvimento nacional e local no período, bem como aos aspectos legais da organização educacional. Conseguimos identificar todas as instituições escolares estaduais criadas em Francisco Beltrão durante o período do regime militar. No entanto, não foi/é nosso objeto, neste momento, desenvolver estudos detalhados sobre as trajetórias destas instituições, mas sim situá-las em seu tempo histórico, deixando essas histórias abertas para estudos futuros.

Biografia do Autor

Alisson Fernando Severgnini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrado em Educação em andamento e Graduado em Pedagogia (2009) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE. Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba. Especialista em Psicopedagogia (2011) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí FAFIPA. Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2012) e Especialista em Filosofia e Sociologia (2013) pela Faculdade de Ampére FAMPER. Graduado em História (2015) pela Universidade Norte do Paraná UNOPAR. Vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTEDOPR - GT local do HISTEDBR, na Linha de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil. Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão, Paraná.

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP

Downloads

Publicado

27-05-2020

Como Citar

SEVERGNINI, A. F.; CASTANHA, A. P. A IMPLANTAÇÃO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS EM FRANCISCO BELTRÃO NO CONTEXTO DO REGIME MILITAR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 46, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.24539. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24539. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos